Resumo sobre dor de garganta - inflamação de garganta A dor de garganta é uma inflamação ao nível da garganta que na maioria dos casos, é benigna, mas muito dolorosa. No outono e no inverno uma grande parte da população é afetada pelo menos uma vez com dor de garganta (garganta inflamada). Ar seco e frio (no Sul do Brasil devido a variações de temperatura como São Paulo) são muitas vezes as causas da dor de garganta. Veja: definição O tratamento da dor de garganta originada por vírus pode ser feito com medicamentos analgésicos e anti-infecciosos encontrados nas farmácias como, por exemplo, pastilhas. Quando a inflamação é causada por bactérias deve-se consultar um médico para esse prescrever antibióticos. Veja: tratamento da dor de garganta - Faça gargarejos (>> à base de infusão de sálvia, tomilho ou camomila, por exemplo). Câncer na garganta e dor de garganta 2. Antálgicos, como aqueles à base de paracetamol, ibuprofenoou AAS (Aspirina®), estes antidor permitem sobretudo, completar a terapia em caso de fortes dores e febre relacionada às dores de garganta. 2. Antálgicos, como aqueles à base de paracetamol, ibuprofenoou AAS (Aspirina®), estes antidor permitem sobretudo, completar a terapia em caso de fortes dores e febre relacionada às dores de garganta. - Camomila, utilizada em gargarejos, infusão ou cápsulas. Fonte: http://www.criasaude.com.br/N2376/doencas/bons-conselhos-em-caso-de-dor-de-garganta.html
Geralmente, as causas da dor de garganta são virais (na grande maioria) ou bacterianas. Veja:causas
Os sintomas da dor de garganta são frequentemente uma garganta vermelha que “queima” e fica irritada (sinais típicos de inflamação). Veja: sintomas
Medicamentos fitoterápicos e alguns remédios naturais podem curar a inflamação de garganta de maneira eficaz e alternativa como, por exemplo, a sálvia, o tomilho, a malva, o alcaçuz e remédios caseiros. Veja: plantas medicinais
Para finalizar este resumo, aqui estão algumas boas dicas em caso de inflamação de garganta: beba muito líquido, coma alimentos líquidos, chupe balas, faça gargarejos, umidifique o ar…
Beba muito líquido, incluindo chás de ervas (feito a partir da sálvia) e bebidas ou chá com mel. Beba muita água, ela também ajuda a curar uma inflamação de garganta. Com efeito, em caso de inflamação de garganta, a garganta fica seca e com pouco muco, sendo que esse tem um efeito protetor contra agentes infecciosos. Beber ajuda a reforçar o muco.
- Tome essencialmente alimentos líquidos (sopas,…) para diminuir a dor ao deglutir.
- Chupe pastilhas para a garganta, isso aumenta a secreção salivar e favorece a cura. Todavia, procure prestar atenção e respeite as indicações da bula do medicamento para não abusar.
- Evite comer alimentos muito ácidos ou muito salgados para não irritar a mucosa da garganta.
- Trate-se com plantas medicinais ricas em mucilagens, em forma de infusões ou pastilhas.
- A tomada de uma dose importante de vitamina C (até 1 grama por dia), assim como zinco (4 a 5 pastilhas de zinco por dia, durante no máximo 5 dias) quando a dor de garganta esiver declarada permite reduzir pela metade a duração dos sintomas das dores de garganta.
- Proteja o pescoço e a garganta do frio com um lenço ou um cachecol, sobretudo no inverno.
- Umidifique o ar no quarto onde alguém dorme e no escritório (por exemplo, usando um umidificador, disponíveis em farmácias ou em muitas lojas).
- Em caso de dor de garganta evite falar demais ou cantar muito para não agravar a situação.
- Evite locais esfumaçados e se possível não fume enquanto estiver com dor de garganta (o tabaco tem uma ação muito irritante sobre a mucosa da garganta).
- Lave as mãos frequentemente com sabão (15 segundos), isso vai prevenir a transmissão para outras pessoas e evitar uma transmissão.
- Em caso de dor de garganta, tome cuidado para não tocar a área dos olhos, incluindo pálpebras. Porque o vírus da garganta pode causar conjuntivite. Evite, portanto, principalmente levar a mão à boca e, em seguida, ao nível dos olhos.
A causa das dores de garganta é na maioria das vezes viral. Na verdade, as dores de garganta em geral cabem aos vírus do resfriado.
As dores de garganta são então um dos sintomas (junto com a febre,...) do resfriado. Estima-se que existam cerca de 200 vírus diferentes que podem provocar um resfriado e, portanto, uma dor de garganta.
Em alguns casos, a dor de garganta pode ser causada por bactérias. Neste caso, após um diagnóstico médico, o médico irá provavelmente prescrever antibióticos. Você deve saber que umador de garganta causada por bactérias causam sintomas mais graves, em geral, mais dolorosos.Note-se que o vírus pode promover o aparecimento da dor degarganta causada por bactérias. Na verdade, os vírus devido ao seu grande número, enfraquecem o sistema imunológico, tornando esse menos eficaz, o que então, leva a uma entrada mais fácil de bactérias na garganta.
A dor de garganta pode também ser causada ou favorecida por um ar muito seco, pela fadiga (após um enfraquecimento so sistema imunológico), uma alergia, o tabaco (por exemplo a fumaça do tabaco, em um recinto), o estresse ou o nervosismo, uma faringite (inflamação da garganta), uma laringite, ou o simples fato de ter falado ou gritado muito.
A mononucleose (causada pelo vírus Epstein-Barr) pode também ser uma causa da inflamação de garganta.
Esteja ciente de que em casos raros, uma inflamação de garganta pode ser um sintoma de câncer, particularmente câncer de garganta. O câncer de garganta, às vezes, causado pelo vírus HPV é mais propenso a se desenvolver em pessoas que fazem sexo oral sem proteção em múltiplos parceiros durante sua vida. Fumar e beber álcool são outras causas de câncer de garganta
Os sintomas clássicos de uma dor de garganta são habitualmente:
- garganta avermelhada com queimação eirritação (sinais típicos de uma inflamação)
- dificuldade para engolir alimentos sólidos
- inchaço eventual dos gânglios linfáticos.
- possíveis dificuldades respiratórias.
Favor consultar rapidamente um médico em caso de complicações ligadas às dores de garganta, como por exemplo: febre elevada, inflamação da garganta,ou ainda uma dificuldade para respirar.
Os tratamentos clássicos contra as dores de garganta podem ser os seguintes:
Estes medicamentos são freqüentemente utilizados em comprimidos para chupar ou em gargarejos.
- Groselha, as bagas do cassis são utilizadas em pastilhas.
- Altéia, utilizada em infusão ou pastilhas.
- Malva, utilizada em infusão, pastilhas, gargarejos ou cápsulas.
- Musgo-da-Islândia, utilizado empastilhas ou infusão.
- Alcaçuz, utilizada empastilhas ou infusão.
- Sálvia, utilizada em gargarejos [uma das mais eficazes]
- Tomilho, (forte poder desinfetante), utilizado em cápsulas, infusão, xarope e óleo essencial [um dos mais eficazes]
|
MEGA SAÚDE MANTENA_MG
sábado, 21 de julho de 2012
DOR DE GARGANTA - DEFINIÇÃO E SINTOMAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário