MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PRIMEIROS SOCORROS - QUEIMADURAS I

DEFINIÇÃO DE QUEIMADURAS:

Sintomas queimaduras pele primeiro grau- As queimaduras de primeiro grau levam ao surgimento de uma vermelhidão na pele (que se torna branca quando pressionada) e uma desidratação leve. Em certos casos, elas podem provocar febre baixa. No caso de uma queimadura de primeiro grau apenas as camadas externas da pele são afetadas. Ler também: queimadura solar
-
 As queimaduras de segundo grau levam ao aparecimento de “flictenas” (inchaços ou bolhas), contendo um líquido amarelo claro,e vermelhidão na pele (que se torna branca quando pressionada). Quando a queimadura é profunda, ela provoca um choque cardiovascular e uma queda de pressão, portanto consulte rapidamente um médico, se for o caso. Estas queimaduras são geralmente causadas por contato com uma panela fervente, um ferro de passar roupa ou água em ebulição.
- As queimaduras de terceiro grau são muito profundas, consequentemente, elas podem destruir os músculos e os tendões, e até prejudicar os ossos. A sua cor é geralmente branca e não muda quando pressionada. Nesses casos extremos, estas queimaduras podem levar um indivíduo à morte, sobretudo se este for uma criança ou uma pessoa idosa, portanto consulte imediatamente um médico.
Sintomas queimaduras

Observação importante
Atenção, nunca ofereça líquidos ou medicamentos quando socorrer um ferido com queimaduras de 3º grau, auxilie-o sem tocar nas queimaduras e deite-o. Se necessário, ligue para a emergência, discando os seguintes números: Bombeiros, 193. Polícia, 190. Ambulância, 192.


TRATAMENTO QUEIMADURA

ratamentos de queimadura de primeiro grau e queimadura de segundo grau quando forem superficiais

Tratamento queimadura Como vimos na página inicial deste tema a primeira coisa a fazer em caso de queimaduras de primeiro ou segundo grau é resfriar a queimadura o mais rapidamente possível com água fria a cerca de 15°C por  15 a 20 minutos.
Para queimaduras de primeiro grau, por exemplo, é aconselhável tomar um banho ou uma ducha de água fria e secar a pele com uma toalha, mas seque com cuidado, a fim de evitar o máximo de contato com a pele (geralmente é muito doloroso).
Em caso de queimaduras de segundo grau, sob em nenhuma circunstância rompa as bolhas ou vesículas, pois elas podem se infectar.
Queimadura remédio- Em seguida, limpe a queimadura com soro fisiológico ou sabonete anti-séptico.

-
 Desinfete com, por exemplo, hipoclorito de sódio ou clorexidina diluída, e depois seque a queimadura, tampando bem o ferimento.

-
 Por fim, aplique um tópico protetor e cicatrizante, como a sulfadiazina de prata  ou o clorocresol e cubra com um curativo que não adere ao ferimento. É aconselhado trocar o curativo a cada 2 dias.

-
 Se houver muita dor, pode-se utilizar um antálgico para aliviá-la, assim como um medicamento antálgico à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina®), de paracetamol (por ex. Dafalgan®) ou ainda o ibuprofeno.

Tratamentos de queimaduras de terceiro grau e de segundo grau profundas


Em caso de queimaduras de terceiro grau ou em alguns casos de segundo grau (veja o nosso resumo da página principal em queimaduras) deve-se sempre consultar um médico (emergência) o mais rápido possível. No entanto, enquanto espera-se por atendimento, em todos os casos de queimaduras (de primeiro grau, segundo e terceiro) recomenda-se resfriar a queimadura.

FITOTERAPIA QUEIMADURAS

Em casos de queimaduras de 1º e 2º grau (com apenas uma exceção, ler em bons conselhos), após passar água sobre a ferida, limpar e aplicar um desinfetante, a utilização de uma pomada a base de aloe vera pode ser bastante útil como cicatrizante e principalmente como hidratante.
- As queimaduras de 1º grau curam-se de maneira espontânea em alguns dias e sem haver seqüelas. No entanto, se uma queimadura de 1º grau não estiver cicatrizada após 10 dias, é aconselhável procurar um médico.

-
 Se uma queimadura de 1º ou 2º grau abranger uma grande parte da superfície da pele (superior ao tamanho da mão da vítima = por volta de 1% da superfície corporal) ou se ela estiver localizada na altura das articulações (principalmente em casos de queimaduras de 2º e 3º grau) é aconselhável procurar um médico. 
Se você cozinha tente colocar o cabo da panela virado para o lado do fogão, a fim de que as crianças não puxem, fazendo a cair. Pela mesma lógica tente proteger todos os aparelhos quentes (por exemplo, ferro de passar roupa) das crianças.
Tome banho ou uma ducha de água fria, especialmente depois de uma queimadura de primeiro grau como uma queimadura solar. A água fria esfria a queimadura, mas também tem um efeito analgésico. 

-
 Nunca perfure uma bolha, pois ela protege o fundo da queimadura. Se ela se romper, desinfete-a imediatamente.

- Proteja-se do sol para evitar queimaduras (ver queimadura solar). Utilize sempre protetor solar, boné ou chapéu.

-
 Não fume quando estiver perto de substâncias inflamáveis (posto de gasolina,...).

-
 Em todos os casos (queimaduras de 1º a 3º graus), quando a vítima for um bebê, uma criança pequena, ou quando os olhos e a boca forem afetados, deve-se procurar a orientação de um médico.

Evite o uso de remédios caseiros, como manteiga ou gelo, isto pode ser mais perigoso do que eficiente

BATATA CONTRA AS QUEIMADURAS

Utilização- Contra as queimaduras de primeiro grau (leves)

Ingredientes- Batatas

Preparação
- Descasque as batatas
- Rale a batata crua para fazer uma "pomada"

Posologia
- Coloque a "pomada" sobre a parte queimada (queimadura), com um pano por cima para mantê-la no lugar 
A dor desapa