MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

terça-feira, 18 de setembro de 2012

VITILIGO - EXISTE CURA?




O que é vitiligo?
É uma doença onde ocorre despigmentação da pele (perda da cor com manchas brancas), afetando de 1 a 2% da população mundial, sem diferenças raciais, sexuais ou regionais. Também pode ocorrer despigmentação do cabelo.

Apesar dos esforços da ciência, pouco se conhece sobre ela. A teoria mais aceita hoje é a de que o vitiligo seja uma doença auto-imune. Isso significa que o próprio corpo, por razões desconhecidas, produz anticorpos contra o melanócito, célula produtora da melanina, o pigmento que dá coloração à pele. É por esta razão que, nas regiões onde ocorre esse fenômeno, a pele perde a cor.


Como se adquire?
A causa é desconhecida, parecendo haver uma predisposição familiar para a doença, associação com outras doenças auto-imunes, tais como da tireóide e diabete; ou desencadeada por fatores psicológicos. Ainda não se tem um padrão definido da hereditariedade da doença.


Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico geralmente é clínico: pelas lesões, sua localização e sua evolução. Raramente é necessária biópsia (exame de pele) para diagnóstico diferencial.


Como se trata?
O vitiligo se apresenta de forma e intensidade variada em cada paciente, portanto, o tratamento indicado pelo dermatologista deve ser individualizado, de acordo com cada caso. Medicamentos que exercem ótimos resultados em alguns pacientes não têm efeito nenhum em outros.

Os tratamentos convencionais são mais eficientes e usados em esquemas alternados. São tratamentos prolongados, requerendo cuidados com o sol e uso de filtro solar adequado na pele despigmentada para proteger de queimaduras e do dano solar, a longo prazo.
O tratamento baseia-se na utilização de remédios que deixam a pele sensível à ação da luz ultravioleta, que estimula a migração de melanócitos para as áreas afetadas. Há ainda os medicamentos chamados imunossupressores porque evitam o ataque do sistema de defesa do corpo contra o próprio organismo. Existem também as opções cirúrgicas. Nesses casos, cobrem-se as regiões atingidas com células da pele extraídas de outros pontos. Nas operações, retiram-se células sadias de uma região para que sejam implantadas nos locais atingidos e ocorra uma nova pigmentação da pele. Mas, apesar dos ótimos resultados, as cirurgias tratam a consequência e não a causa do problema. Por isso, esses procedimentos não são garantia de que a doença está vencida.
Atualmente existem outras alternativas terapêuticas que ainda necessitam de mais estudos.
Completa repigmentação da pele é rara, pois existem algumas áreas que não são tratadas ou têm maior dificuldade de repigmentar, tais como: lábios, pálpebras, genitais, mãos e pés.

Como se previne?
Não existe uma maneira de prevenir a doença ou sua progressão. É recomendada revisão periódica dos exames para detecção de doenças associadas.

Se houver alguma lesão suspeita é aconselhável procurar atendimento médico e, em alguns casos, acompanhamento psicológico, já que a área emocional pode ser o desencadeante da doença e causar problemas cosméticos e sociais, principalmente em pessoas de pele mais escura.
O vitiligo não traz nenhuma alteração de saúde apesar do grande distúrbio estético.


fonte: Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

VERRUGAS - VOCÊ TEM?


O que é verruga?

Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias.




Quadro clínico
Os vírus causadores das verrugas são denominados, genericamente, por HPV (papilomavírus humano, ou, como no inglês, human papiloma virus). Eles podem infectar tanto a pele como as mucosas.
  • Verruga vulgar: São pápulas hiperqueratósicas e, na superfície, observam-se pontos escuros enegrecidos que correspondem a capilares trombosados. São encontradas em qualquer parte do corpo, mas com maior freqüência, no dorso das mãos e dedos.
  • Verruga filiforme: São geralmente pápulas únicas, corneficadas e espiculadas que surgem perpendicularmente à superfície cutânea. Localizam-se, de preferência, na face, pescoço e comissuras da boca.
  • Verruga plantar: ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico. A maioria das verrugas plantares não forma saliência na sola dos pés como as verrugas vulgares, pois a pressão exercida ao caminhar as tornam achatadas empurrando-as para dentro da pele. Essas verrugas, geralmente, apresentam pontos enegrecidos que representam vasos sanguíneos responsáveis por sua nutrição. As verrugas plantares têm uma "má reputação" pois podem causar dor muito intensa semelhante à sensação de pedras no sapato.
  • Verruga plana: São múltiplas pápulas planas de 1-5mm de diâmetro, discretamnte hiperqueratósicas e pouco salientes. Acometem principalmente crianças e adolescentes. Localizam-se, de preferência, na face, dorso das mão e antebraços. são menores e mais macias que os demais tipos de verrugas. Elas tendem a crescer em grande número – 20 a 100 ao mesmo tempo.
  • Verrugas genitais: Também conhecidas como condilomas, tornaram-se comuns e problemáticas para a população adulta mundial. Elas tendem a ser pequenas e planas mas podem, também ,se apresentar como lesões delgadas e exuberantes. Elas são macias ao invés de ásperas ou escamosas como outros tipos de verrugas. Podem ocorrer na genitália, dentro da vagina, no colo do útero (cérvix), na região perianal (ao redor do ânus) ou no reto. Os vírus que causam verrugas genitais raramente as causam nas mãos ou pés, mas podem ocasionar verrugas na região oral (boca). Parece existir relação entre verruga genital e câncer da mesma área acometida.
Como se adquire verrugas?
Provavelmente as verrugas são transmitidas diretamente de pessoa a pessoa, mas pode haver transmissão indireta. O tempo compreendido entre o primeiro contato com o agente causal (HPV) e o desenvolvimento de lesões visíveis a olho nu parece ser de alguns meses. O risco de contrair verrugas vulgares, plantares e planas é pequeno, enquanto as verrugas genitais parecem ser mais contagiosas. É muito importante usar métodos preventivos que impeçam ou, ao menos, minimizem a transmissão de verrugas genitais entre parceiros sexuais (por exemplo o uso de preservativos como a "camisinha").
Por que algumas pessoas têm verrugas e outras não?
Algumas pessoas desenvolvem verrugas dependendo da frequência a que se expõem ao vírus. Ocorrem mais facilmente caso a pele tenha sido, de alguma forma, danificada, o que explica a grande frequência de verrugas nas crianças que roem unhas ou ferem suas cutículas. Algumas pessoas são mais propensas a contrair o vírus (HPV) que outras, da mesma forma que algumas se resfriam ou gripam mais facilmente que outras. Pessoas com sistema imune frágil ou debilitado são mais propensas a se contaminarem com HPV.
As verrugas necessitam de tratamento?
Nas crianças, as verrugas geralmente desaparecem espontaneamente sem a necessidade de tratamentos após o período de alguns meses ou anos. Entretanto, já que as verrugas podem se disseminar para outras pessoas ou para outras regiões do corpo, é uma atitude sensata a de se tratar crianças, principalmente aquelas cujas verrugas são preocupantes, inconvenientes ou dolorosas.
Já nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer tão fácil ou rapidamente quanto nas crianças. Há uma maior chance de se desenvolver câncer de pele nas regiões onde se encontram verrugas genitais instaladas há longa data. Mulheres portadoras de verrugas genitais têm, também, chance aumentada de desenvolver câncer de colo do útero. Por essas razões, todos os adultos com verrugas genitais devem ser submetidos a tratamento. E as mulheres devem realizar rotineiramente o exame citológico (PAPANICOLAU) mesmo após o tratamento das verrugas.
Como os dermatologistas tratam as verrugas?
Dermatologistas são aptos a usar uma grande variedade de tratamentos dependendo da idade e do tipo de verruga do paciente.
  • Verrugas vulgares em crianças podem ser tratadas no próprio domicílio por seus pais ou responsáveis através da aplicação diária de ácido salicílico em baixas concentrações. Para se obter resultado favorável podem ser necessárias algumas semanas de tratamento, apesar de ser comum a ocorrência de pequeno desconforto.

    O tratamento poderá ser interrompido caso as verrugas se transformem em feridas dolorosas. Aplicação semanal (no consultório do dermatologista) de cantaridina leva à formação de uma bolha sob a verruga. O dermatologista retira, então, a porção morta da verruga que se encontra no cume da bolha dentro de cerca de uma semana.

    Para adultos ou crianças com mais idade a crioterapia (congelação) é um dos tratamentos de escolha. Este não é muito doloroso e raramente causa cicatrizes. No entanto, pode ser necessário repetir o tratamento num intervalo de uma a três semanas. Eletrocirurgia (queima) é uma outra boa alternativa pois remove a verruga em uma única sessão realizada no próprio consultório. Entretanto, cicatrizes e dor ocorrem mais comumente associadas a esse tipo de tratamento que em relação à crioterapia.
  • Verrugas plantares são difíceis de serem tratadas pois localizam-se abaixo da superfície da pele. Tratamentos incluem aplicação de adesivos contendo ácido salicílico e outras substâncias químicas ou tratamentos cirúrgicos (cirurgia a laser, eletrocirurgia ou excisão). O dermatologista irá recomendar mudanças no tipo de calçados para reduzir a pressão sobre a verruga.
  • Verrugas planas são geralmente muito numerosas para serem tratadas com os métodos citados anteriormente. Sendo assim, métodos que promovam a descamação da pele, como a aplicação diária de ácido salicílico ou outros produtos com o mesmo fim são usualmente recomendados. Para alguns adultos, tratamentos ambulatoriais periódicos são também recomendados.
  • Verrugas genitais são as mais difíceis de serem tratadas. Em primeiro lugar é importante que todas as verrugas sejam localizadas. Desta forma, pode haver a necessidade de se examinar a vagina e cérvix na mulher e região anal e reto em ambos os sexos. Tratamentos periódicos em consultórios utilizando-se ácidos ou crioterapia podem ser necessários para a eliminação das verrugas visíveis. O dermatologista pode prescrever uma fómula de podofilina que pode ser usada em casa.

    Quando são persistentes ou em casos de grandes verrugas genitais, o tratamento cirúrgico é a opção. O parceiro sexual da paciente deve ser examinado pelo dermatologista.
As verrugas genitais podem ser muito difíceis de serem curadas e, ocasionalmente, os múltiplos tratamentos não garantem sucesso nesta cura.
Quais são as outras formas de tratamento para verrugas?
Há pelo menos, dois diferentes lasers usados para o tratamento das verrugas. O laser é usado para destruir alguns tipos de verrugas, no entanto é muito mais caro e pode requerer a aplicação de injeção com anestesia local a área tratada.
Outro tratamento consiste na injeção, em cada verruga, de droga anticâncer, chamada bleomicina. Este método pode ser doloroso e apresentar outros efeitos.
A imunoterapia é também um outro método, cujo objetivo é tentar desenvolver o próprio sistema de defesa do organismo de forma que este rejeite a verruga. Muitos métodos de imunoterapia têm sido usados. Em um deles, faz-se com que o paciente se torne alérgico a um químico que depois é passado sobre a verruga. Uma reação alérgica ocorre em torno desta, resultando no seu desaparecimento. Também pode-se injetar interferon para se estimular a reação imune e causar rejeição da verruga e, consequentemente sua destruição.
Eu posso tratar minhas próprias verrugas sem consultar um médico?
Existem alguns medicamentos para verrugas que são disponíveis sem que seja necessário a receita médica. No entanto, você pode confundir um outro tipo de lesão ou crescimento da pele com uma verruga e acabar tratando alguma lesão mais séria como uma verruga. Se você tem dúvidas sobre o diagnóstico ou a forma correta de se tratar, você deveria procurar os conselhos do seu dermatologista.
E sobre o problema de verrugas recorrentes?
Algumas vezes, parece que novas verrugas vão surgindo tão rapidamente quanto as antigas vão se curando. Isso pode ocorrer, pois as verrugas mais velhas, antes de serem eliminadas, já permitiram que os vírus se espalhassem para a região em torno da mesma. Na realidade, novas verrugas já estão crescendo próximas a original.
O melhor meio de limitar este processo é tratar as novas verrugas rapidamente enquanto elas se desenvolvem, permitindo, portanto que elas tenham um tempo muito pequeno de espalharem seus vírus para a pele adjacente.
O controle por seu dermatologista pode ajudar a assegurar que o tratamento tenha sido efetivo e completo.

Fonte:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica




PSORÍASE - VOCÊ SABE O QUE É?



O que é psoríase?

A psoríase é uma doença da pele relativamente freqüente, que afeta de 1 a 3% da população geral e atinge indistintamente homens e mulheres, sendo mais freqüente na raça branca. Caracteriza-se pelo aparecimento na pele de lesões róseas ou avermelhadas, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas. Muitas vezes, estas lesões estão localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Em outros casos, as lesões podem se espalhar por toda a pele. As unhas podem ser afetadas e, muito raramente, as articulações, causando a artrite psoriásica. A psoríase pode se manifestar logo após o nascimento ou tardiamente no idoso, mas o mais comum é o início entre a 2ª e a 4ª décadas da vida.




Como é feito o diagnóstico?

Pelo simples exame clínico, observando a pele, as unhas e o couro cabeludo do paciente, o dermatologista consegue concluir o diagnóstico, Exames de laboratório geralmente são de pouca utilidade, pois a psoríase é uma doença que não causa manifestações em órgãos internos. Além do "olho clínico", o único recurso que pode confirmar o diagnóstico de psoríase é a biópsia de pele: é um exame simples, feito em ambulatório ou consultório, sob anestesia local, que ajuda a esclarecer se a lesão é de psoríase ou não. No entanto, se o dermatologista é experiente, a biópsia é desnecessária.

O que causa?

As causa exatas da psoríase ainda não estão totalmente esclarecidas. No entanto, todas as pesquisas científicas demonstram que a hereditariedade desempenha um importante papel e, em 30% dos casos, existem antecedentes familiares de psoríase. Além da predisposição genética existem fatores que podem desencadear ou agravar a doença como: estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar e uso de alguns medicamentos. Portanto, é muito importante que o dermatologista que lhe acompanha seja informado de todos os fatores que ocorrem no seu dia a dia, bem como do nome de todos os medicamentos que você está utilizando.

É contagiosa?

Não, de modo algum. Não se pega psoríase de ninguém e não há nenhum motivo para os pacientes evitarem o contato físico com outras pessoas.




Será que meus filhos também terão psoríase?

Embora saibamos que exista uma tendência familiar para a psoríase, é impossível avaliar qual o risco de seus filhos terem ou não a doença. Certamente, eles têm mais chance de NÃO ter do que de ter a psoríase. Entretanto, o risco para eles é maior do que as crianças cujos pais não têm psoríase.


A mulher que tem psoríase pode engravidar?


Sim. A mulher psoriásica terá uma gravidez normal e, em alguns casos, as lesões de psoríase podem até melhorar durante os nove meses da gestação. No entanto, existem medicamentos utilizados para as formas graves de psoríase que, embora sejam muito eficazes, devem ser evitados na gravidez, como o metotrexato e a acitretina.

É preciso fazer alguma dieta?

Não. Não existem provas de que a dieta possa causar ou agravar a psoríase. No entanto, é importante evitar bebidas alcoólicas.

Existe cura para a psoríase?

As lesões da psoríase podem desaparecer completamente, mas não se pode falar de cura definitiva, pois sempre existirá uma tendência a recaídas. O objetivo principal do tratamento é chegar a um ponto em que as lesões sejam aceitáveis para cada doente, melhorando a sua qualidade de vida. No entanto, os tratamentos mais modernos têm se tornado cada vez mais eficientes e as pesquisas científicas no campo da psoríase continuam apontando para melhores terapêuticas no futuro.

Pode-se prevenir?

Não porque as causas da doença ainda não estão totalmente esclarecidas e, na maioria dos casos, já se nasce com uma programação genética para ter ou não ter psoríase.

Pode-se prevenir as recaídas ou o agravemento das lesões?

Sim. Em primeiro lugar, tendo uma postura otimista, positiva, entendendo que a psoríase é uma doença relativamente benigna e não contagiosa. Em segundo lugar, evitando o estresse; tratando rapidamente as infecções que surgirem, sobretudo as de garganta; evitando queimaduras, cortes e traumas na pele; mantendo-se afastado de medicamentos que sabidamente agravam a psoríase (informe-se com seu médico); JAMAIS utilizando corticosteróides por via oral ou injetável; hidratando diariamente a sua pele.

Qual o melhor tratamento?

Existem várias formas de tratamento, desde simples pomadas até medicamentos injetáveis ou banhos de luz (fototerapia). Antes de iniciar o tratamento, os pacientes devem ser examinados pelo dermatologista que avaliará as circunstâncias de cada caso e escolherá qual o esquema mais adequado para cada situação. É importante lembrar que 75 a 80% dos pacientes têm formas leves e moderadas de psoríase, que podem ser controladas apenas com tratamentos locais (pomadas, loções, xampus, géis e sprays à base de corticosteróides, coaltar, antralina, calcipotriol, tazaroteno e piritionato de zinco), desde que indicados e usados com supervisão médica. Nas formas mais avançadas, além da fototerapia (em sessões 2 ou 3 vezes por semana), podem ser utilizados medicamentos de uso interno como acitretina, ciclosporina e meotrexato, todos exigindo supervisão médica e exames de laboratório seriados para o controle de possíveis efeitos colaterais. Em todas as situações, é muito importante o uso diário de hidratantes e substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas (óleo mineral, vaselina salicilada etc.).


Fonte:

Hospital Universitário de Brasília

Serviço de Dermatologia


CALVÍVIE TEM CURA?


Por que os homens perdem os seus cabelos e ficam carecas?

A perda de cabelos, cientificamente chamada de alopecia, pode ter várias origens. O médico é a pessoa mais indicada para identificar o que está causando a alopecia. Geralmente nos homens, a causa é de origem hormonal e genética, passa de pai para filho. Observe os membros de sua família, tios, avós, se algum deles for careca, existe a possibilidade de você apresentar o mesmo problema


Calvície é doença?

Existem alguns tipos de alopecia que têm origem em processos inflamatórios e traumáticos e são considerados doenças. No caso da alopecia androgenética, também chamada de calvície, não há uma doença física. No entanto, a calvície pode causar um sofrimento psicológico intenso, quando os cabelos começam a cair. Eles são importantes nas manifestações culturais e a ausência deles pode limitar a expressão das pessoas.

Estágios da calvície


Como é o processo que leva à calvície?

Conforme explicamos, algumas pessoas nascem com predisposição genética (origem na família) para desenvolver a calvície de padrão masculino. Essas pessoas sofrem com a ação de um hormônio nas células responsáveis pelo crescimento do cabelo. A ação deste hormônio, chamado de DHT, começa nas células da região superior e frontal da cabeça, avançando para o restante do couro cabeludo com o passar do tempo. Observe que a cabeça de uma pessoa com calvície não é totalmente lisa e sim com pêlos pequeninos, chamados vêlos. Na verdade, os fios não caem totalmente e sim atrofiam, ficam finos com o passar do tempo, devido a ação da DHT.



Existem tratamento para a calvície?

O tratamento da calvície tem passado por uma radical transformação. Até bem pouco tempo, essa era uma área médica desconhecida, em que a eficácia dos produtos estava muito abaixo da expectativa. Depois do entendimento da importância do hormônio DHT no processo da calvície de muitos homens, e do desenvolvimento de medicamentos que atuam nesse hormônio, os médicos passaram a contar com um tratamento oral realmente eficaz.

Perguntas mais freqüentes sobre os cabelos:
Lavar os cabelos todos os dias faz com que a sua raíz apodreça?
Isto não é verdade. O ideal é que se lave os cabelos dia sim e dia não, isto para que não se tire deles uma mistura de suor e sebo, produzidos pelo couro cabeludo e que é chamado de manto hidro-lípitico, e que protege os cabelos. A água não entra na raiz dos cabelos, portanto não pode apodrecê-la.


Qualquer temperatura de água é a mesma coisa?

Não. O ideal é a temperatura ambiente, de 22 graus, o que é considerado frio pelo corpo.

Quanto mais demorado o banho, melhor para os cabelos?

O ideal é que se fique 3 minutos sob a água. Após isto os cabelos começam a absorver a água e ficam frágeis.


O uso do secador é sempre bom?

Não se deve usar o secador, especialmente com temperatura muito elevadas. Lembre-se de que a água entra em ebulição aos 100 graus célcius e a maioria ds secadores tem temperaturas muito mais elevadas, fazendo com que a água dentro dos fios entre em ebulição, deixando os cabelos mais frágeis.

Caem mais fios no outono?

Algumas pessoas perdem mais cabelos em algumas fases do ano, por questões pessoais, mas decobriu-se recentemente que a pele dos seres humanos tem receptores de luz e estes receptores interferem na reprodução celular, portanto ocorre efetivamente alterações de crescimento dos cabelos relacionadas às estações do ano.


Cortar o cabelo com a lua crescente ajuda a crescer?

Não há nenhuma comprovação científica para este fato.

Cabelos compridos são mais fracos. É importante cortar para crescer mais?

Não. Os cabelos não devem ser confundidos com plantas.

Colocar pílula anticoncepcional no xampu ajuda a crescer os cabelos?

Não há nenhuma evidência deste fato ser verdade.

Tingir os cabelos faz mal?

Hoje em dia as tinturas são muito bem-feitas, não havendo nenhum risco de queda.
Alisar os cabelos pode fazê-los cair?

Não. O que pode ocorrer com tratamentos mais agressivos como permanentes e alisamentos é fragilizá-los, fazendo com que ocorra uma queda de fios e não quebra.

Tomar vitaminas ajuda os cabelos a crescer?

Só quando a pessoa estiver necessitando de vitaminas, senão é inútil.

Existem xampus antiqueda?

Não. O que existem são xampus que melhoram a condição do couro cabeludo e podem ajudar outros tratamentos.

FONTE: LIBBS FARMACÊUTICA LTDA.