MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

domingo, 2 de junho de 2013

PARAR DE FUMAR



tabaco é muito consumido no mundo todo em forma de cigarros ou charutos, desde a época do descobrimento das Américas. Ele contém um alcalóide bastante conhecido- a nicotina, que possui propriedades estimulantes e provoca depência, motivo pelo qual ser tãodifícil parar de fumar. >> leia também: sintomas da abstinência do tabaco.
O tabaco exerce sobretudo efeitos nefastos, tais como:
distúrbios respiratórios e câncer (por ex. câncer do pulmão)
para de fumar doençasdistúrbios cardiovasculares
- interações medicamentosas (anti-diabéticos, contraceptivos, neurolépticos, antidepressivos…)
Existem inúmeros métodos para parar de fumar. Podemos destacar a substituição nicotínica (adesivos, gomas de mascar, comprimidos para chupar, inalador, comprimidos para ingerir). Todos esses métodos são de grande auxílio, mas é importante, antes de tudo, que a pessoa crie consciência e tenha uma forte vontade de parar de fumar.
Um estudo publicado em janeiro de 2013 no periódico New England Journal of Medicine, mostra que as pessoas que fumam durante toda a vida, perdem em média cerca de dez anos de vida, em comparação com aqueles que nunca fumaram. Esta pesquisa foi realizada pelo Dr. Prabhat Jha, do Hospital St. Michael, da Universidade de Toronto.

Número de pessoas que fumam


No Brasil em 2010, foi estimado que 16,8% da população fumava, em 1989 o número de fumantes estimado foi 35,4%. O Brasil é um dos países que mais tem reduzido o consumo do tabaco durante os últimos anos no mundo, as principais razões para este declínio são, em ordem decrescente de importância: o aumento do preço do maço de cigarros, leis antifumo em locais públicos, campanhas antifumo nos meios de comunicação ou restrição da publicidade de tabaco.

CAUSAS TABAGISMO


O tabagismo não é uma doença, mas seu consumo pode provocar inúmeros efeitos colaterais. Veja a seção "complicações do tabagismo".
O tabagismo é um efeito da sociedade. Diversos fatores podem levar uma pessoa a fumar, em primeiro lugar o seu entorno direto (se as pessoas do seu convívio fumam): os pais, os amigos durante a adolescência, quando as proibições são testadas.
Este meio não irá colaborar com a pessoa que deseja parar de fumar, sendo assim, se seu companheiro ou companheira fuma, é preferível que ambos tentem parar de fumar juntos.

SINTOMAS DO TABAGISMO


A intensidade dos sintomas da abstinência se manifesta conforme o grau de dependência da nicotina. Muito fumantes muitas vezes hesitam em parar de fumar por medo destes sintomas. Os sintomas mais freqüêntes são os seguintes:
nervosismo, irritabilidade (estresse)
- distúrbios do sono (insônia...)
- falta de concentração
fadiga
- aumento do apetite (risco de ganho de peso)
- vertigens
Estes efeitos ocorrem devido à falta de nicotina no organismo e podem ser amenizados através dos seus substitutos.

Fumar imediatamente após acordar é ainda mais perigoso

Um estudo realizado nos EUA publicado em agosto de 2011 mostrou que pessoas que fumam um cigarro 30 minutos após terem acordado, possuem um risco 79% maior de desenvolver câncer de pulmão em comparação com aqueles que esperam pelo menos uma hora antes de fumar o seu primeiro cigarro do dia. Este estudo foi realizado com 4.775 pessoas que sofriam de câncer e 2.835 que não sofriam dessa doença, sento todos fumantes.

MEDICAMENTOS CONTRA O TABAGISMO


Existem diferentes alternativas que podem ser utilizadas para parar de fumar.
Mas é importante ressaltar que para que o resultado seja positivo, a primeira condição é a força de vontade do fumante em se tornar um ex-fumante.
Em automedicação, podem ser utilizados os substitutos da nicotina em forma de goma de mascar, comprimidos sublinguais, comprimidos para chupar ou adesivos.
Em primeiro lugar, é necessário determinar a quantidade de cigarros fumados por dia e os hábitos do fumante.
- Se a pessoa fuma de maneira pontual, as gomas de mascar são os susbtitutos nicotínicos ideias. O fumante irá mascar um chiclete assim que sentir vontade de fumar. Por outro lado, se ele fumar o dia todo, os adesivos são mais recomendados, pois eles suprem a necessidade diária.
- Se a pessoa fuma menos de 20 cigarros por dia, recomenda-se a menor dosagem.
Se a automedicação não for suficiente, é possivel pedir uma prescrição médica de bupropiona (Zyban®) ou de vareniclina(Champix®). Estes medicamentos requerem uma consulta médica, pois o médico deverá determinar se existem contra-indicações, cujas mais graves são o humor depressivo e o pensamentos suicida. Estes medicamentos devem ser evitados por pessoas depressivas assim como pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas.
Você deve saber que as drogas (bupropiona e vareniclina) em conjunto para parar de fumar têm eficácia superior do que uma única dose de cada medicamento. Converse com seu médico. Alguns médicos ainda associam um antidepressivo da classe ISRS na terapia para parar de fumar, especialmente se o paciente sofre de depressão (sintoma de abstinência possível após a cessação de fumar).
Notas sobre a medicação (bupropiona nicotina, ou a vareniclina)
Todos esses tratamentos com drogas não funcionam 100%, porque alguns indivíduos terão recaídas (parar de fumam e depois retornam ao hábito), outros não vão simplesmente parar mas alguns irão parar de fumar definitivamente.
Estudos têm demonstrado que o uso de medicação para deixar de fumar foi mais eficaz do que não realizar nenhum tratamento medicamentoso: a taxa de sucesso foi maior. Estes três medicamentos (bupropiona, nicotina ou a vareniclina) para a cessação tabágica também mostraram uma eficácia um pouco maior em relação aos pacientes que tomaram placebo.
Note, no entanto, que tomar medicação para parar de fumar é apenas um elemento de sucesso para deixar de fumar definitivamente. Outros aspectos, tais como o aspecto psicológico ou cognitivo são também muito importantes. Por exemplo, algumas pessoas vão sempre desejar um cigarro enquanto bebem café, como fazer para "bloquear" essa associação no cérebro? Os medicamentos nem sempre podem remover esse desejo, outras terapias devem ser consideradas.
Alguns profissionais de saúde ou agências especializadas no tabaco lhe trarão dicas valiosas.
É também possível complementar o tratamento do tabagismo com métodos naturais, para amenizar os sintomas (nervosismo, distúrbios do sono). Veja a seção "métodos alternativos: Fitoterapia

TRATAMENTO ALTERNATIVO TABAGISMO


Para as pessoas que preferem a medicina alternativa, aqui estão alguns remédios fitoterápicos possíveis. Destacamos ainda que a alopatia e as medicinas alternativas são compatíveis e podem ser complementares.
Fitoterapia para parar de fumarA fitoterapia pode ser utilizada para desintoxicar o corpo ou para amenizar os sintomas mais comuns da abstinência do tabaco: o nervosismo e a ansiedade.
Em caso de desintoxicação, o grão de café verde ou a raíz de valeriana podem ser utilizados.
O nervosismo causado pela abstinência de tabaco pode ser reduzido graças à valeriana, ao lúpulo ou ao maracujá em forma de drágeas ou infusões.




DICAS PARA ACABAR COM O TABAGISMO


Para conseguir parar de fumar é importante que o futuro ex-fumante queira de fato parar, enumerar os riscos que o tabaco exerce para a saúde não surtirá efeito algum.  Por outro lado, uma acompanhamento adequado pode melhorar a sua determinação.
1. Dicas em caso de tratamento do tabagismo
Dicas para as gomas de mascar:
- Elas devem ser mascadas lentamente (mascar 10 vezes, deixar de lado na boca, mascar mais 10 vezes e em seguida por cerca de 30 minutos), para não liberar a quantidade de nicotina muito rapidamente.
- não tome bebidas ácidas (café, suco de frutas, coca-cola…)
Dicas para os adesivos:
- mude regularmente o adesivo de lugar
- lave as mãos depois que colocar o adesivo
- o tratamento é feito em 3 fases: dose máxima durante as 3-4 primeiras semanas. A dose deve ser reduzida a cada 2 ou 4 semanas. O tratamento dura no máximo 3 meses.
Dicas para ajudar a parar de fumar:
- assim que sentir vontade de fumar, espere 3 minutos antes de acender o cigarro
- Anote em um papel as vantagens de parar de fumar e guarde-o consigo em um lugar visível

RAQUITISMO - O QUE É




Raquitismo  é uma enfermidade que surge após um processo de mutação experimentado pelos ossos infantis, ainda em desenvolvimento, decorrente da ação incorreta de substâncias minerais no campo ósseo. Esta modificação deixa os ossos das crianças mais frouxos e, portanto, frágeis, o que pode causar lesões e deformações.

Causas

Esta doença é mais comum nos países em estágio de desenvolvimento, pois provém da carência de vitamina D, ou porque a pessoa não está suficientemente em contato com o sol ou porque consome uma dieta pobre nesta substância, tendendo normalmente a um processo de desnutrição; a falta de cálcio pode igualmente levar à aquisição do Raquitismo.
Nos adultos esta ausência da vitamina D também ocorre, mas dá origem a outro quadro similar, conhecido comoOsteomalacia. Esta substância é fundamental para que o cálcio e o fósforo sejam consumidos adequadamente pela região intestinal. Se este mecanismo não se dá naturalmente, a taxa de cálcio cai e ossos e dentes sofrem mutações na sua forma. Os nervos dos músculos também são afetados, entrando em estágio de intensa excitação.
raquitismo
Pernas arqueadas em um bebê de dois anos por causa do Raquitismo
Apesar da definição comum de raquitismo, há uma outra forma desta enfermidade que está de alguma forma conectada ao cromossomo X, sendo considerada um raquitismo contumaz, que rejeita a vitamina D. No raio-X de um paciente raquítico é possível se observar imagens das pernas arqueadas e do peito em processo de deformação. Modificações cranianas também podem ser vistas, pois resultam em uma ‘cabeça-quadrada’.
Se não há um tratamento sério, estas mutações são preservadas no estágio adulto. Fenômenos como ossos longos curvos ou com o formato externo para sempre modificados, além da presença de escoliose – as famosas costas vergadas -, são encontrados em indivíduos que não cuidaram adequadamente do raquitismo na infância.
O diagnóstico desta enfermidade pode ser realizado por meio de exames de sangue, nos quais se avaliam os índices de cálcio e de fósforo, bem como os de fosfatase alcalina. Uma radiografia também é necessária. A biópsia óssea é um procedimento mais incomum, embora indique igualmente a presença ou a ausência de raquitismo.

Sintomas

Os sintomas mais comuns desta doença são ossos dolorosos; afecção dos dentes; fragilidade dos músculos; maior inclinação às lesões ósseas; deformações esqueléticas; problemas no crescimento; baixos índices de cálcio na circulação sanguínea; espasmos dos músculos sem controle algum em todo o organismo; crânio mais frouxo; articulações costocondrais – a costela e sua cartilagem, ou seja, o tecido muscular que a reveste – inchadas; irritação, agitação e muito suor na cabeça; infecções no sistema respiratório, entre outros.

Tratamento e Prevenção

O tratamento do raquitismo, bem como sua prevenção, deve incluir exposição à luz solar e o consumo de alimentos abundantes em vitamina D, cálcio e fosfato, tais como óleo de fígado de bacalhau e óleo de fígado de linguado. A dose apropriada desta vitamina também pode ser obtida através dos suplementos alimentares.
A melhor escolha é a vitamina D3, mais rapidamente consumida pelo organismo que a D2. A American Academy of Pediatrics, instituição dos EUA, prescreve estes suplementos inclusive para bebês com 2 meses de idade, que ingerem tão somente o leite da mãe, até que eles entrem no estágio de alimentação que inclui um mínimo de 500 gramas deleite com adição de vitamina D por dia.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteomalacia 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquitismo
http://www.dicionarioweb.com.br/costocondral.html
http://www.copacabanarunners.net/raquitismo.html

SINUSITE

sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios nasais. As cavidades (paranasais) estão localizadas nos ossos do crânio perto da cavidade nasal e estão cheias de ar. Mais explicações sobre os diferentes grupos de seios na definição de sinusite.
Podemos distinguir sinusite aguda e sinusite crônica. A sinusite aguda geralmente ocorre no inverno e dura no máximo algumas semanas, a sinusite crônica, como o nome implica, tem duração mais longa (mais de 3 meses). Neste resumo vamos falar só de sinusite aguda.
Na maioria dos casos as causas da sinusite são virais (causada por uma gripe, ou resfriado), mas também pode ser às vezes causada por uma bactéria, tais como casos de infecção secundária após uma gripe ou um resfriado. No passado, muitas vezes pensava-se que o tratamento antibiótico foi necessário neste caso, mas um estudo realizado nos EUA publicado no início de 2012 mostrou a ineficácia dos antibióticos para sinusite bacteriana aguda (ver também o tratamento para sinusite).
sinusite sintomasOs sintomas clássicos da sinusite aguda são principalmente dor de cabeça, dor generalizada, fadiga, tosse ou resfriado, com ou sem secreção purulenta. Veja todos os sintomas da sinusite.
O tratamento da sinusite aguda viral pode com analgésicos, água salina ou inalações. Em caso de origem bacteriana o médico pode prescrever o mesmo tratamento em casos de sinusite viral devido à baixa eficácia de antibióticos. Quando a sinusite é de origem bacteriana, o médico pode receitar anti-inflamatórios. Leia a nossa página sobre o tratamento da sinusite.
sinusite eucaliptoPlantas medicinais e remédios naturais podem curar algumas sinusites virais em específico e tem um baixo custo. Exemplos são: eucalipto,tomilho ou pinho. Um remédio muito eficaz de acordo com os médicos é água com sal. Descubra todas as ervas e remédios caseiros para tratar sinusite naturalmente.

Para finalizar este resumo, aqui estão algumas boas dicas em caso de sinusite: beba bastante água, umedeça seu apartamento (com um umidificador, por exemplo) para curar mais rápido resfriamento ou prevenir complicações bacterianas frequentemente associadas a um sinal de sinusite. Descubra todos os conselhos nosso bom para tratar a sinusite.

DEFINIÇÃO DE SINUSITE 


sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios nasais, que podem envolver um ou mais seios. Estes seios também conhecidos como seios paranasais são cavidades perto do nariz que estão embutidos nos ossos do crânio. Porque o nariz e a mucosa do seio estão relacionadas, durante um resfriado, os micróbios (bactérias, etc) podem ser carregados através do nariz e chegar até os seios. Isso é chamada de sinusite aguda.
Há, portanto, um importante elo entre sinusite e resfriados (sazonal) ou esfriamento do tempo. Existem vários grupos de seios paranasais:
- 2 seios maxilares
- 2 seios frontais
- 10-20 seios etmoidais
- 2 seios esfenoidais
definicao sinusite
Note-se que em crianças apenas os seios etmoidal e maxilar estão presentes, o desenvolvimento dos seios frontais está em torno de idade de dois anos, e o esfenóide em torno de três anos.

Sinusite aguda ou sinusite crônica

Há diferenças entre a sinusite aguda (geralmente pega depois de uma gripe ou resfriado) de sinusite crônica (com duração superior a 3 meses). A sinusite crônica é a doença mais comum nos Estados Unidos, é, portanto, uma inflamação que afeta uma população muito grande. Note-se que durante a sinusite, a mucosa do seio tende a produzir excesso de muco que obstrui os seios e causa sintomas incômodos e dolorosos.

CAUSAS DA SINUSITE


sinusite pode ser causada por:

Rinite (congestão nasal, coriza), muitas vezes causada por um vírus (que também pode levar a infecção bacteriana secundária, veja abaixo emtratamento da sinusite)
- Doenças bacterianas (infecções bacterianas)
Alergias (febre do feno por exemplo)
- Problemas dentários
- Mergulho em água fria, por exemplo, mergulhadores
- Problemas com deformidades nasais
- Pólipos nasais
- Fibrose cística
- Ar seco
(Não sabemos todas as causas de sinusite, incluindo causas da sinusite crônica são muitas vezes desconhecidas)

SINTOMAS DA SINUSITE


Os principais sintomas da sinusite são:


- A dor de cabeça (muitas vezes você pode sentir uma pressão ao nível dos olhos)

- A fadiga (especialmente em casos de sinusite crônica)
- Uma dor que atinge a cabeça, com alta sensibilidade na face. A dor pode ser localizada e variar em intensidade, dependendo do seio afetado.
- As secreções nasais freqüentemente verde-amareladas e espessas (especialmente no caso de sinusite causada por bactérias, ver abaixo), por vezes, o cheiro pode ser nauseante.
- Presença de catarro, muco do nariz presente na boca.
- Obstrução nasal (rinite), causando respiração difícil.
- Às vezes, dor de dente (se for alcançado seio atrás dos dentes).
- Às vezes olhos vermelhos e inchados.
- Uma tosse.
- Às vezes, febre (principalmente em crianças).
Nota: Consulte um médico se a sinusite dura mais tempo (mais de 7 dias), torna-se freqüente (várias vezes por ano) ou é acompanhada por sintomas suspeitos (o fluxo de sangue, etc).

Seios saudáveis ​​e inflamados



sintomas sinusite


Diferenças entre sinusite viral aguda e sinusite aguda de origem bacteriana


Em casos de sinusite aguda bacteriana de secreções nasais são freqüentemente verde-amareladas, espessas e purulentas. Em casos de sinusite viral, as secreções são menos purulentas.

Duração dos sintomas de diferentes tipos de sinusite

A sinusite aguda causada por vírus (muitas vezes associada com a gripe ou um resfriado):
- Menos de 7 a 10 dias
A sinusite aguda de origem bacteriana:
- De 10 dias a cerca de 12 semanas
A sinusite crônica:
- Acima de 12 semanas (3 meses)

DIAGNÓSTICO SINUSITE


O diagnóstico de sinusite é geralmente feito por exame clínico do paciente por um médico.
E, às vezes em casos de dúvida no diagnóstico, o médico pode fazer exames ou testes, como radiografias ou utilizar outras técnicas como a tomografia.

COMPLICAÇÕES SINUSITE

Em alguns casos, e na ausência de tratamento, a sinusite bacteriana pode levar a complicações tais como a meningite ouotite (inflamação do ouvido).

TRATAMENTO DA SINUSITE



Tratamento da sinusite aguda (viral e bacteriana):


Sinusite viral

Contra sinusite viral o farmacêutico ou o médico podem prescrever:
- Para a dor: analgésicos, como paracetamol.
- Medicamentos para limpar os seios e limpar:
- Spray nasal ou comprimidos de descongestionantes (vasoconstritores) ou corticosteróides nasais contendo pulverização (geralmente vendidos sob prescrição médica)
- Inalações, tais como ervas (ver também bons conselhos/dicas)
tratamento sinusiteSinusite de origem bacteriana
Se a sinusite está começando a durar mais de 7 dias e os sintomas mais graves aparecem (febrealta, dor intensa, secreção nasal purulenta ...), você deve ver um médico porque pode ser uma infecção bacteriana primária ou secundária, nas quais os antibióticos (por exemplo amoxicilina) são por vezes necessários em casos graves. Um estudo realizado nos EUA publicado no início de 2012 mostrou, no entanto, a ineficácia dos antibióticos (por exemplo, amoxicilina) em caso de sinusite aguda bacteriana contra um tratamento placebo, leia mais abaixo nesta seção para saber sobre tratamento da sinusite com antibióticos e sinusite.
O médico também pode sugerir medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofenoaspirina, etc) ou corticosteróides para reduzir a inflamação associada à sinusite.

Para saber mais sobre os tratamentos da sinusite
- Cerca de 2% de gripes e resfriados vão se transformar em uma infecção sinusal causada por bactérias.
- Cerca de 75% das pessoas irão desenvolver sinusite viral após gripe ou resfriado.
- Nos Estados Unidos, aproximadamente um em cada cinco antibióticos prescritos são para o tratamento da sinusite.

Antibióticos e Sinusite
sinusite tratamento1. Casos de sinusite aguda virais são mais comuns do que as bacterianas, por isso tome cuidado para não usar antibióticos em caso de sinusite causada por bactérias e, como vimos acima apenas para infecções bacterianas graves; Não abuse do uso de antibióticos, pois os antibióticos são inúteis em caso de sinusite causada por vírus!
2. No estudo realizado nos EUA em 2011 mostrou que houve um desperdício enorme de antibióticos para sinusite, chamado de "tratamento excessivo". Com efeito, muitos médicos prescrevem antibióticos desnecessariamente, enquanto a sinusite é viral. Além da despesa desnecessária causada ​​ao sistema de cuidados de saúde dos EUA também aumenta a resistência aos antibióticos, levando eventualmente fazer antibióticos menos eficazes.
3. Um estudo realizado nos EUA publicado em fevereiro de 2012 no "Journal of American Medical Association", mostrou a ineficácia dos antibióticos para sinusite bacteriana aguda para aliviar ou reduzir os sintomas de sinusite. Este estudo é um pouco revolucionário, porque o mundo da medicina sempre acreditou na eficácia de antibióticos para sinusite bacteriana aguda.
Neste estudo 166 voluntários com sinusite aguda bacteriana participaram e foram divididos em dois grupos, um tomando amoxicilina (um antibiótico que é altamente indicado em casos de sinusite) e outro com placebo. Resultado: não foi observada diferença significativa entre os 2 grupos, não sendo notada redução dos sintomas ou outros sinais de interesse como o nível de ausência no trabalho ou uma limitação no o desempenho das tarefas diárias.
Na sequência deste estudo, os médicos recomendam em caso de sinusite bacteriana aguda de leve a moderada não usar antibióticos e sim usar medicamente para tratamento sintomático (descongestionantes, soluções salinas, etc). No entanto, em caso de sinusite aguda bacteriana grave ou de longa duração (por exemplo, mais de 10 dias), seu médico irá decidir o melhor tratamento (antibiótico ou não).



Tratamento da sinusite crônica


tratamento da sinusite crônica (ver definição de sinusite) deve ser prescrito pelo médico, o tratamento pode ser medicação disponível (antibióticos, anti-inflamatórios esteroides, etc ) e, em alguns casos a cirurgia (limpeza sinusal). Converse com seu médico.

FITOTERAPIA SINUSITE



Plantas medicinais contra sinusite

As seguintes plantas medicinais têm sido capazes de demonstrar a eficácia contra a sinusite, principalmente para usar como uma inalação (remédio muito útil para desobstruir os seios, ver também em bons conselhos/dicas), comprimido ou xarope.
Os medicamentos fitoterápicos descritos a seguir podem ser usados em casos de sinusite viral aguda sem nenhum problema, mas em caso de sinusite bacteriana, consulte o seu médico.
Tomilho, uma planta com ação desinfetante forte para uso principalmente sob a forma de óleo essencial para fazer a inalação do vapor.
Eucalipto, principalmente na forma de óleo essencial para fazer inalação de vapor.
Pinho, na forma de óleo essencial para fazer inalação de vapor.

Remédios caseiros contra sinusite

Solução salina fisiológica (soro fisiológico)


BONS CONSELHOS/DICAS EM CASO DE SINUSITE

- Use soro fisiológico (solução salina) na instilação regular no nariz.
- Fazer inalações (por exemplo, óleo essencial de plantas, ver fitoterapia) pode ser muito eficaz na sinusite, porque o vapor de água penetra no nariz e limpa os seios.
Beba líquidos regularmente: a bebida melhora a condição de sinusite.
- Use um umidificador, especialmente no inverno, quando o tempo é mais secos. No caso de sinusite, ajuda umedecer as membranas mucosas do nariz e seios e assim soltar o muco e, assim, aliviar sinusite, o efeito também deve ser preventivo.
- Consuma vitamina C, é um estimulante para combater a inflamação (sinusite é uma doença inflamatória).
limão vitamina C sinusite- Tente curar o mais rápido possível os resfriados ou rinites, uma vez que a sinusite aguda pode surgir quando essas 2 doenças estão mal curadas, com uma infecção secundária que causa de fato a sinusite.
- Se você estiver em tratamento com antibióticos contra sinusite, nunca pare o tratamento antes do final programado pelo médico mesmo que os sintomas tenham desaparecido. Sempre siga exatamente o conselho do médico e farmacêutico, na dosagem de drogas para evitar a recaída e a resistência aos antibióticos.
Evite fumar e não se exponha ao fumo passivo.
fonte: 

HERMOFILIA - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS


O que é Hemofilia?

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.
Existem vários fatores da coagulação no sangue, que agem em uma seqüência determinada. No final dessa seqüência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coágulo não se forma e o sangramento continua.

Tipos

A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).

Sintomas de Hemofilia

Geralmente, os sangramentos são internos, ou seja, dentro do seu corpo, em locais que você não pode ver, como nos músculos. Podem também ser externo, na pele, provocado por algum machucado aparecendo manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva, etc.) também podem sangrar. Os sangramentos podem tanto surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente. Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.

Tratamento de Hemofilia

O tratamento é feito com a reposição intra-venal (pela veia) do fator deficiente. Mas para que o tratamento seja completo, o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.

Doação de sangue

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.
A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas! Neste momento você também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.

Condições básicas para doar sangue

  • Sentirse bem, com saúde
  • Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional
  • Ter entre 18 e 65 anos de idade
  • Ter peso acima de 50 Kg.

Recomendações para o dia da doação

  • Nunca vá doar sangue em jejum
  • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
  • Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
  • Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
  • Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação
  • As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

Quem não pode doar?

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas
  • Usuários de drogas
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.