MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

domingo, 4 de novembro de 2012

ACNE - O QUE É?



 Os retinóides de uso interno ou tópico (ácido retinóicotretinoínaisotretinoína, etc) são amplamente usados e eficazes no tratamento da acne, entretanto, seu uso deve ser cuidadosamente monitorado pelo dermatologista. Outros tratamentos incluem medicamentos à base de hormônios, o peeling, sabonetes à base de enxofre, etc. Algumas plantas medicinais usadas são a bardana, óleo de prímula, óleo de argânia, etc.
Alguns cuidados que ajudam a prevenir a acne são: cuidados diários com a pele, evitar exposições ao sol, controlar o estresse, higiene constante, dentre outros.

Entrevista com a dermatologista Dra. Fernanda Aguirre (CRM 5652/MT).

Criasasaude - Dra. Fernanda, há alguma explicação médica para os homens terem mais acne que as mulheres? Este fato é verdadeiro? 

Dra. Fernanda - A incidência de acne em graus mais avançados é maior na população masculina. Este fato se deve a fatores ainda desconhecidos, mas acredita-se que fatores genéticos estejam envolvidos.



Chocolates e comidas gordurosas realmente aumentam as chances de desenvolvimento de acne? 


O único alimento que comprovadamente piora a acne é o leite e seus derivados. Outros como o chocolate e excesso de fritura não apresentam comprovação cientifica, apesar de serem muito frequentemente relacionados a uma piora pelos pacientes.
Qual o tratamento mais recente para a acne?  

A associação de antibióticos e retinoides (oral ou tópico)  sao considerados a melhor opção terapêutica no tratamento dos diversos graus de acne. Peelings, lasers e outras tecnologias são excelentes coadjuvantes no tratamento da acne ativa e de sua sequela mais temida, a cicatriz de acne. 
Medicamentos de uso oral para tratar a acne (como a isotretinoína, antibióticos, etc) podem ser usados por qualquer um? Há algum cuidado especial ao usá-los?  

São medicamentos comprados somente com receita médica e apresentam contraindicação, necessitando de um exame prévio e detalhado, incluindo exame de sangue. Os principais cuidados são em relação a evitar bebida alcoólica e a proibição da gravidez, no caso da isotretinoina, durante o tratamento.
Para finalizar, quais dicas você dá para que se possa evitar e prevenir a acne? 

Iniciar o tratamento precocemente diminui drasticamente a chance de cicatriz. Mantenha a pele limpa com um bom sabonete e utilize com regularidade os produtos indicados para o seu tipo de pele. Tratamento de pele exige disciplina e paciência, mas uma pele bonita e bem tratada compensa qualquer esforço.
Entrevista realizada por Matheus de Sá (farmacêutico) em Setembro de 2012

O que é acne?

A acne, também conhecida como espinha ou cravo,é uma doença da pele muito frequente que ocorre devido à obstrução dos folículos pilossebáceos. Essa obstrução pode ser ocasionada pelo excesso de sebo produzido por glândulas sebáceas e também pela presença de células mortas. O acúmulo causa inflamação da pele e esse ambiente pode propiciar o aparecimento e crescimento de bactérias, principalmente a Propioniumbacterium acnes.
De acordo com sua severidade, a acne pode ser classificada em:
- Acne grau I: presença de comedões abertos ou fechados com poucos sinais de inflamação.
- Acne grau II: presença de comedões abertos e/ou fechados inflamados com pus (acne pápulo-pustulosa superficial).
- Acne grau III: presença de comedões abertos e/ou fechados com pus e nódulos inflamatórios (acne pápulo-pustulosa profunda).
- Acne grau IV: presença de nódulos e cistos e também chamada de acne conglobata.
Veja a figura abaixo os níveis de acne: 
tipos de acne

acne surge mais comumente entre jovens e adolescentes, iniciando-se na puberdade. Pesquisas mostram que a acne afeta de 70-95% dos adolescentes com idades entre 13 e 18 anos, 8% dos jovens entre 25-34 anos e 3% de adultos entre 35-44 anos. Segundo o Ministério da Saúde, 20% das pessoas entre 15 e 25 anos não têm a doença. Cerca de 40% dos jovens possui acne grave, sendo necessário tratamento médico.
Embora a acne seja mais frequente durante a adolescência, cada vez mais adultos após os 30 anos apresentam espinhas devido a diversos fatores, tanto genéticos quanto ambientais (ver causas). Dados apontam que a acne tenha maior tendência a ser desenvolvida em homens, entretanto, nas mulheres ela parece ser mais resistente. Aos 40 anos, há lesões em 1% dos homens e 5% das mulheres.  
A acne ocorre quando os folículos pilossebáceos ficam obstruídos pelo excesso de sebo produzido e pela presença de células mortas da pele. Uma vez obstruídos, os folículos podem manter-se fechados, formando as espinhas, ou se abrirem, formando cravos com pontos pretos no centro. Os folículos inflamados tornam-se vermelhos e salientes, normalmente com pus (pontos brancos) no centro. Veja abaixo como a acne se forma:








Ainda não se conhece exatamente quais fatores causam o aumento da produção de sebo na pele. Algumas das causas que parecem estar relacionadas, dependendo do tipo de acne, são:


- A acne juvenil é causada por desbalanços hormonais: na puberdade, a secreção sebácea, que depende dos andrógenos (hormônios sexuais masculinos, em particular a testosterona) e dos estrógenos (hormônios sexuais femininos) aumenta de forma importante e influencia o estado da pele.
causas acne- É também importante saber que a acne (juvenil ou não) tem uma forte incidência hereditária (influência dos genes). Por exemplo, se os pais tiveram acne, a criança terá 60% de probabilidade de também ter.- Nos outros tipos de acne, e às vezes até mesmo na acne juvenil, diversas causas podem originá-la. Ressaltamos a importância de uma bactéria: Propioniumbacterium acnes ou do estresse, que também pode favorecer a acne, devido a um aumento da produção de sebo.
Lavar a pele com sabonetes ou produtos químicos esfoliantes podem irritar a pele e aumentar a produção de sebo, piorando o quadro de acne. Uma lavagem simples e suave é mais indicada do que produtos abrasivos. 
Ao contrário do que muitos imaginam, comidas gordurosas e chocolates têm pouco efeito no desenvolvimento da acne. Estudos estão sendo conduzidos para verificar a influência da ingestão de alimentos ricos em carboidratos (como pães e massas em geral que aumentam os níveis de açúcar no sangue) no aparecimento da acne, entretanto, não há dados conclusivos sobre o efeito da alimentação na doença.
Os principais grupos de risco para a acne são:
- Adolescentes e jovens entrando na puberdade, devido a variações hormonais intensas que ocorrem nessa época.
- Mulheres antes da menstruação, também devido a flutuações nos níveis de hormônios femininos.
- Homens no geral, devido a fatores genéticos e hormônios como a testosterona.
- Mulheres grávidas.
- Pacientes que utilizam cortisona e certos medicamentos.
Alguns fatores de risco também podem estar associados à doença:
- Uso de cosméticos muito oleosos sobre a pele pode obstruir os poros, causando inflamação e acne.
- Uso de produtos abrasivos, que podem levar a um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
- Exposição da pele a produtos que causem fricção, como capacetes, colares, telefones etc.
- Exposição excessiva da pele ao sol pode agravar alguns quadros de acne.

SINTOMAS:
A forma mais frequente é a acne juvenil que atinge cerca de 80% dos adolescentes. Ela se caracteriza, na maioria das vezes, por comedões abertos (cravos com pontos pretos no centro) ou fechados (pequenas espinhas de cor avermelhada ou esbranquiçada), presentes na pele.
Outras formas assumidas pela acne são:
Pápulas: são pequenas lesões inchadas avermelhadas presente nos folículos pilosos. Podem ser vermelhas e macias.
Pústulas: são lesões vermelhas, macias com presença de pus.
Nódulos: apresentam-se como lesões grandes, sólidas e dolorosas sob a superfície da pele. Os nódulos são formados pelo acúmulo de secreções no fundo dos folículos pilosos.
Cistos: são lesões muito dolorosas, com nódulos abaixo da superfície da pele. Os cistos podem causar cicatrizes na pele.
As áreas normalmente atingidas incluem rosto, região do peito e costas. Essas zonas são particularmente afetadas, pois possuem grande quantidade de glândulas sebáceas.
diagnóstico da acne é feito por exame físico simples. O médico pode utilizar lupas ou lentes de aumento para verificar a extensão e profundidade da acne. O histórico do paciente também é importante e o médico pode questionar se há casos resistentes de acne na família, exposição a produtos oleosos ou abrasivos, exposição acentuada ao sol etc.
No diagnóstico da acne, é importante verificar a gravidade das lesões e suas resistências a medicamentos. O médico avaliará o potencial das lesões de formarem cicatrizes e indicará o tratamento adequado para curá-las. Isso normalmente é feito com base no número de acnes presentes e qual o seu grau de severidade (de I-IV).
A acne é de fácil diagnóstico, sendo dificilmente confundida com outras doenças da pele, como impetigo ou furúnculos.  
Normalmente a acne não causa outras complicações de saúde. Entretanto, nos casos mais graves, as lesões podem deixarsequelas como cicatrizes nas regiões atingidas. Essas cicatrizes são, normalmente, difíceis de serem removidas e requerem tratamentos muito severos, como peelings cirúrgicos e a laser.
Psicologicamente falando, a acne pode causar redução da auto-estima, sobretudo em jovens e adolescentes, que se sentem menos aceitos na sociedade. Um estudo publicado no periódico Journal of Investigative Dermatology conduzido em Oslo, revelou que meninas adolescentes com acne severa são duas vezes mais propensas a pensar cometer suicídio e os meninos três vezes mais do que seus amigos que não sofrem desse problema. Além da ideação suicida, esses jovens, revelou o estudo, têm problemas de relacionamento social, não tendo amigos, namorados ou ainda tendo um desempenho ruim na escola
Atenção: para todos os tratamentos contra a acne é importante ser paciente, pois os resultados aparecerão apenas após algumas semanas.
Tratamento acne
Nas acnes superficiais ou acnes não graves, um tratamento tópico é suficiente, assim como uma boa higiene, para limitar as bactérias da acne (de manhã e de noite, lavar bem os locais onde a acne poderia estar presente e utilizar um sabonete suave para peles sensíveis). Produtos livres de prescrição médica incluem cosméticos ou medicamentos que contenham enxofre, ácido salicílico, ácido lático, resorcinol e peróxido de benzoíla.
Podemos então constatar que os cuidados com a higiene são muito importantes, assim como a limpeza da pele com um sabonete suave, duas vezes ao dia, ou produtos que removem as células mortas, a serem utilizados de uma a duas vezes por semana (Normaderm® Gel de Vichy®).
Os medicamentos à base de peróxido de benzoíla são eficazes para tratar a acne vulgar benigna a moderada. Este produto tem um efeito antiacnéico comprovado, graças a uma redução da formação de comedões e da produção de sebo. Ele permite também evitar o crescimento das bactérias da acne.
Observação: os medicamentos à base de peróxido de benzoíla contêm, como o próprio nome indica, um derivado peroxidado, que descolore os cabelos e, sobretudo os tecidos (toalhas, roupas, lençóis de cama, etc), portanto tome cuidado quando aplicar o produto, a fim de evitar essas ocorrências e gastos com roupas desnecessários! Na compra de um medicamento à base de peróxido de benzoíla, leia a bula e peça conselhos ao seu médico.


Stress e acne


A pergunta do internauta (Anthony, o texto original foi ligeiramente corrigido para tornar a pergunta mais clara)
“Tenho 17 anos e tenho problemas de acne desde os meus 12 anos. A partir do segundo grau, tive um surto de acne enorme, que me provocou muitas espinhas no rosto, peito e costas. Então, tomei as rédeas da situação e utilizei vários produtos sem sucesso, até que por fim fui a um farmacêutico que me deu peróxido de benzoíla e me disse que funcionava muito bem na acne inflamatória, que era o meu caso. Utilizei este creme durante 1 mês sem efeito, depois do 2º mês, as minhas espinhas do rosto tinham desaparecido e ao 3º mês: melhorias no queixo, etc.
Contudo, na altura do meu exame de treino, fiquei estressado como todo mundo, e então fiquei com espinhas na testa e também no queixo, e fiquei chateado. Não sei se foi o peróxido de benzoíla ou o efeito do medicamento de tratamento da acne mas, na época, fiquei com mais espinhas, apesar de ter aplicado o produto. Portanto não sei se é a minha pele, ou se o produto já não faz efeito.”
A resposta do farmacêutico (por Van)
“Aparentemente, o produto já tinha tido efeito e julgo que foi o estresse que causou o surto de acne. Não entre em pânico, isso vai passar.
Se após o período de stress isso não passar, mesmo com o produto, você deve consultar um dermatologista.”


A resposta do internauta (Anthony)
“O seu conselho fez-me bem, tenho ainda menos espinhas que antes, só tenho na testa e na zona T, e já marquei consulta no dermatologista por causa das minhas espinhas no peito. Obrigado. Sem você, teria entrado ainda mais em pânico. O senhor faz bem o seu trabalho porque oferece conselhos para nos tranquilizar.”
Também tem alguma pergunta médica a fazer ? Se sim, clique aqui. Farmacêuticos responderão gratuitamente no nosso fórum
Acne tratamento antibióticos
Outro produto pode ser utilizado para tratar a acne: trata-se da motretinida em creme (que levará pelo menos de 6 a 8 semanas de tratamento para surtir efeito), produto particularmente eficaz contra os comedões.

Em caso de acne mais pronunciada e quando o dermatologista achar melhor, ele poderá prescrever também 
antibióticos de uso tópico, como a clindamicina. Neste caso é importante não se automedicar e consultar um médico, dermatologista ou clínico geral que poderá prescrever o remédio apropriado.
Outros produtos tópicos para a acne são os derivados retinóides da vitamina A, como tretinoína, adapaleno e tazoreteno. Eles funcionam pois aumentam a renovação celular e impedem a obstrução dos folículos. Outros antibióticos além da clindamicina também são indicados, como a eritromicina. A combinação da clindamicina e do peróxido de benzoíla é superior que o uso de cada um dos produtos individualmente.
remedio para acneNa acne grave (caracterizada, por exemplo, por febre e dores, inclusive nas articulações próximas das lesões cutâneas), uma consulta médica é bastante aconselhada. O dermatologista poderá prescrever, por exemplo, antibióticos a serem tomados por via oral (não tópico), da família dos tetraciclinas (doxiciclinaminociclina,...) ou antibióticos tópicos, derivados da vitamina A, em pomada ou em via oral (isotretinoína).
Atenção: os medicamentos à base de isotretinoína podem ocasionar graves más-formações nas mulheres grávidas e provocar secura nos lábios e nos olhos. Este medicamento deve, portanto ser utilizado apenas em caso de acne severa ou de resistência a outros tratamentos.
Outros tratamentos incluem exposição a laser e fototerapia. Esse tipo de terapia ajuda a reduzir a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e também mata as bactérias que causam inflamação. Além disso, ajuda na textura da pele e reduz marcas de cicatrizes.
Para o tratamento de cicatrizes deixadas pela acne, diversas abordagens são indicadas como o peeling, dermoabrasão ou lixamento cirúrgico da pele, microdermoabrasão, terapia a laser, cirurgia plástica da pele etc.
acne mulheresEspecial: mulheres e acne
Em algumas mulheres, a tomada de anticoncepcionais pode exercer um efeito positivo sobre a acne (levando à cura). No entanto, a pílula também pode exercer o efeito inverso, por isso converse com o seu médico para obter mais informações e encontrar o melhor tratamento. Anticoncepcionais à base de norgestimato, clormadinona, dentro outros, têm efeito benéfico na melhora da acne.
Ressaltamos ainda que em algumas mulheres, a acne pode ser ocasionada por uma produção excessiva de hormônios masculinos. A tomada de pílula à base de antiandrógeno, o acetato de ciproterona, pode diminuir a acne em algumas mulheres. Esta classe de pílulas é indicada, sobretudo para tratar a acne e combinar com um meio de contracepção.
Peça conselhos ao seu médico para mais informações sobre anticoncepcionais à venda sob prescrição.
TRATAMENTO NATURAL
s plantas medicinais citadas abaixo mostraram eficiência no tratamento da acne. Em nossa opinião elas funcionam mais como uma medida complementar do que como um tratamento principal. Como terapia principal, privilegie os tratamentos clássicos (medicamentos).
- a bardana (raiz de bardana), a ser tomada em forma de cápsulas ou infusão.

- a árvore do chá (tea tree), a ser tomado, de preferência, em forma de óleo essencial, creme, pomada,...
óleo de argânia, a ser aplicado em creme.
óleo de prímula (erva-dos-burros), a ser tomado, de preferência, em forma de cápsulas.
- o agrião pode ser usado no combate à acne. Embeba um chumaço de algodão em suco de agrião e passe na pele repetidas vezes ao dia. 
agrião acne- a tanchagem pode ser usada contra espinhas e cravos. Em 1/2 litro de água, coloque 4 colheres de sopa da folha da planta e ferva por 15 minutos em fogo baixo. Coe num pano e esprema muito bem. Acrescente ao suco 1/2 copo de vinagre branco e faça compressas sobre as partes atingidas por cravos e espinhas. 
- a vulnerária ajuda a amenizar cicatrizes de acne. Coloque 1 colher de sopa de flor em 300 mL de água quente por 5 minutos e coe. Junte 1 colher de sopa de argila estéril em pó e 1 colher de sopa de iogurte. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave com água morna e repita a aplicação 2 vezes por semana. 

Os sintomas da acne podem ser combatidos por medicamentos homeopáticos. É importante que o médico avalie o grau de acne do paciente, bem como diversos outros fatores relacionados ao seu estado físico e mental. Alguns dos medicamentos indicados incluem: Psorinum, Bromatum Kalium, Hydrocotyle asiática, Sulphur Iod, Silicea e Cortisona. 

Seguem abaixo algumas dicas sobre como lidar e tratar a acne:
Para muitos adolescentes e até mesmo adultos, as conseqüências psicológicas da acne são muito sérias. Sabemos hoje que a acne pode ser um sofrimento psicológico muito grave, sobretudo na adolescência, onde os indivíduos buscam agradar e descobrir sua personalidade. É por isso que o tratamento da acne, desde o seu início é bastante aconselhado, a fim de evitar distúrbios psicológicos associados. Peça conselhos e auxílio ao seu médico.
- Em meios úmidos ou com muita fumaça (baladas, bares,shows, etc), as bactérias responsáveis pela acne se desenvolvem mais rapidamente sobre a pele. O mesmo ocorre quando se pratica esportes (aqui a umidade ocorre devido à transpiração). Sendo assim, é aconselhado lavar bem o rosto (com um sabonete suave) após estas situações, a fim de evitar a proliferação das bactérias da acne.
- Como remédio caseiro para tratar ou prevenir a acne, infusões à base de equinácea, de cardo-mariano ou de menta ou hortelã podem ser eficazes. No entanto essa terapia com plantas ainda não está comprovada. A bardana, que também é uma planta, também teria um efeito positivo sobre a acne, deve ser tomada em cápsulas.
cigarro acne- A exposição solar melhora passageiramente a acne, por causa de um efeito antiinflamatório e da secagem da pele, porém a acne pode reaparecer e ainda mais grave do que no início. Isso ocorre uma vez que as espinhas que se encontram retidas sob a pele podem reaparecer ainda mais vigorosamente (o que chamamos de efeito de “reaparecimento”). Especialmente durante o verão ou inverno (para um surfista ou esquiador, por exemplo), a pele pode se tornar muito menos acnéica, mas no outono ou primavera, a acne pode ressurgir, muitas vezes com maior intensidade. Converse com o seu dermatologista, médico ou farmacêutico, que lhe prescreverá certamente um protetor solar com um fator mais elevado e procure encontrar a solução mais adequada.
Nenhum estudo realmente comprovou o efeito nefasto do tabaco sobre a acne, no entanto sabemos que este causa o envelhecimento da pele, o amarelamento dos dentes, etc.

Existem muitos mitos e verdades sobre a acne e seu tratamento. Abaixo há uma tabela com alguns esclarecimentos:


Dúvida
Resposta
Chocolate, refrigerantes e comidas gordurosas pioram a acne
Mito. Não existem dados que comprovem que chocolates ou comidas gordurosas piorem a acne.
Espremer a acne ajuda a eliminá-la
Mito. Essa prática é contra indicada, pois além de não eliminar totalmente a acne, pode deixar marcas e cicatrizes.
Lavar o rosto muitas vezes ajuda a controlar a acne
Mito. O excesso de lavagem pode leva a pele a produzir mais sebo e piorar o quadro de acne. O ideal é de 2-3 vezes ao dia.
Acne é contagiosa
Mito. Embora seja uma doença infecciosa, ela não é transmissível.
Anticoncepcional melhora acne
Verdade. Alguns medicamentos ajudam a melhorar o quadro de acne, pois ajudam a balancear os níveis hormonais da mulher.
Exercícios físicos melhoram a acne
Verdade. Exercícios físicos melhoram a circulação, oxigena os órgãos e ajuda a eliminar toxinas. Lave bem o rosto após os exercícios.
Pasta de dente ajuda na acne
Mito. Embora a pasta de dente desidrate as lesões, o flúor presente nesses produtos pode irritar o local da aplicação e piorar o quadro.
Zinco melhora a acne
Verdade. Esse mineral tem mostrado ser eficaz no combate à acne. Converse com seu médico para saber as quantidades indicadas.
Mulheres com problemas de menstruação podem ter mais acne
Verdade. Muitas mulheres têm desequilíbrios hormonais que podem suscitar à acne. Pacientes com síndrome do ovário policístico também podem ter mais acne.
Estresse e ansiedade pioram a acne
Verdade. Essas condições podem aumentar a acne nos indivíduos.
Cicatrizes de acne não têm cura
Mito. Hoje em dia há diversos tratamentos estéticos que auxiliam na melhora das cicatrizes.
Vitaminas do complexo B causam acne
Verdade. Além desses compostos, outros que podem causar acne são o lítio, isoniazida e corticóides.
Excesso de maquiagens piora a acne
Verdade. Maquiagens podem obstruir os poros e favorecer o surgimento de acnes.
O clima pode influenciar na acne
Verdade. No verão, pelo excesso de suor e uso de protetores solares oleosos, a acne pode piorar.




lgumas dicas são úteis para prevenir o aparecimento da acne:
- Mantenha sempre hábitos higiênicos com sua pele. Prefira sabonetes suaves de limpeza profunda a produtos abrasivos e esfoliantes. Sabonetes com triclosana e ácido salicílico são uma boa escolha.
- Controle o estresse. O aumento do nervosismo pode desencadear fatores que aumentam a produção de óleo pela pele.
- Evite utilizar muita maquiagem e cremes oleosos, pois isso pode obstruir os poros e agravar a acne.
- Cuidado com a exposição excessiva ao sol, que pode piorar os quadros de acne.