MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

domingo, 2 de junho de 2013

SINUSITE

sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios nasais. As cavidades (paranasais) estão localizadas nos ossos do crânio perto da cavidade nasal e estão cheias de ar. Mais explicações sobre os diferentes grupos de seios na definição de sinusite.
Podemos distinguir sinusite aguda e sinusite crônica. A sinusite aguda geralmente ocorre no inverno e dura no máximo algumas semanas, a sinusite crônica, como o nome implica, tem duração mais longa (mais de 3 meses). Neste resumo vamos falar só de sinusite aguda.
Na maioria dos casos as causas da sinusite são virais (causada por uma gripe, ou resfriado), mas também pode ser às vezes causada por uma bactéria, tais como casos de infecção secundária após uma gripe ou um resfriado. No passado, muitas vezes pensava-se que o tratamento antibiótico foi necessário neste caso, mas um estudo realizado nos EUA publicado no início de 2012 mostrou a ineficácia dos antibióticos para sinusite bacteriana aguda (ver também o tratamento para sinusite).
sinusite sintomasOs sintomas clássicos da sinusite aguda são principalmente dor de cabeça, dor generalizada, fadiga, tosse ou resfriado, com ou sem secreção purulenta. Veja todos os sintomas da sinusite.
O tratamento da sinusite aguda viral pode com analgésicos, água salina ou inalações. Em caso de origem bacteriana o médico pode prescrever o mesmo tratamento em casos de sinusite viral devido à baixa eficácia de antibióticos. Quando a sinusite é de origem bacteriana, o médico pode receitar anti-inflamatórios. Leia a nossa página sobre o tratamento da sinusite.
sinusite eucaliptoPlantas medicinais e remédios naturais podem curar algumas sinusites virais em específico e tem um baixo custo. Exemplos são: eucalipto,tomilho ou pinho. Um remédio muito eficaz de acordo com os médicos é água com sal. Descubra todas as ervas e remédios caseiros para tratar sinusite naturalmente.

Para finalizar este resumo, aqui estão algumas boas dicas em caso de sinusite: beba bastante água, umedeça seu apartamento (com um umidificador, por exemplo) para curar mais rápido resfriamento ou prevenir complicações bacterianas frequentemente associadas a um sinal de sinusite. Descubra todos os conselhos nosso bom para tratar a sinusite.

DEFINIÇÃO DE SINUSITE 


sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios nasais, que podem envolver um ou mais seios. Estes seios também conhecidos como seios paranasais são cavidades perto do nariz que estão embutidos nos ossos do crânio. Porque o nariz e a mucosa do seio estão relacionadas, durante um resfriado, os micróbios (bactérias, etc) podem ser carregados através do nariz e chegar até os seios. Isso é chamada de sinusite aguda.
Há, portanto, um importante elo entre sinusite e resfriados (sazonal) ou esfriamento do tempo. Existem vários grupos de seios paranasais:
- 2 seios maxilares
- 2 seios frontais
- 10-20 seios etmoidais
- 2 seios esfenoidais
definicao sinusite
Note-se que em crianças apenas os seios etmoidal e maxilar estão presentes, o desenvolvimento dos seios frontais está em torno de idade de dois anos, e o esfenóide em torno de três anos.

Sinusite aguda ou sinusite crônica

Há diferenças entre a sinusite aguda (geralmente pega depois de uma gripe ou resfriado) de sinusite crônica (com duração superior a 3 meses). A sinusite crônica é a doença mais comum nos Estados Unidos, é, portanto, uma inflamação que afeta uma população muito grande. Note-se que durante a sinusite, a mucosa do seio tende a produzir excesso de muco que obstrui os seios e causa sintomas incômodos e dolorosos.

CAUSAS DA SINUSITE


sinusite pode ser causada por:

Rinite (congestão nasal, coriza), muitas vezes causada por um vírus (que também pode levar a infecção bacteriana secundária, veja abaixo emtratamento da sinusite)
- Doenças bacterianas (infecções bacterianas)
Alergias (febre do feno por exemplo)
- Problemas dentários
- Mergulho em água fria, por exemplo, mergulhadores
- Problemas com deformidades nasais
- Pólipos nasais
- Fibrose cística
- Ar seco
(Não sabemos todas as causas de sinusite, incluindo causas da sinusite crônica são muitas vezes desconhecidas)

SINTOMAS DA SINUSITE


Os principais sintomas da sinusite são:


- A dor de cabeça (muitas vezes você pode sentir uma pressão ao nível dos olhos)

- A fadiga (especialmente em casos de sinusite crônica)
- Uma dor que atinge a cabeça, com alta sensibilidade na face. A dor pode ser localizada e variar em intensidade, dependendo do seio afetado.
- As secreções nasais freqüentemente verde-amareladas e espessas (especialmente no caso de sinusite causada por bactérias, ver abaixo), por vezes, o cheiro pode ser nauseante.
- Presença de catarro, muco do nariz presente na boca.
- Obstrução nasal (rinite), causando respiração difícil.
- Às vezes, dor de dente (se for alcançado seio atrás dos dentes).
- Às vezes olhos vermelhos e inchados.
- Uma tosse.
- Às vezes, febre (principalmente em crianças).
Nota: Consulte um médico se a sinusite dura mais tempo (mais de 7 dias), torna-se freqüente (várias vezes por ano) ou é acompanhada por sintomas suspeitos (o fluxo de sangue, etc).

Seios saudáveis ​​e inflamados



sintomas sinusite


Diferenças entre sinusite viral aguda e sinusite aguda de origem bacteriana


Em casos de sinusite aguda bacteriana de secreções nasais são freqüentemente verde-amareladas, espessas e purulentas. Em casos de sinusite viral, as secreções são menos purulentas.

Duração dos sintomas de diferentes tipos de sinusite

A sinusite aguda causada por vírus (muitas vezes associada com a gripe ou um resfriado):
- Menos de 7 a 10 dias
A sinusite aguda de origem bacteriana:
- De 10 dias a cerca de 12 semanas
A sinusite crônica:
- Acima de 12 semanas (3 meses)

DIAGNÓSTICO SINUSITE


O diagnóstico de sinusite é geralmente feito por exame clínico do paciente por um médico.
E, às vezes em casos de dúvida no diagnóstico, o médico pode fazer exames ou testes, como radiografias ou utilizar outras técnicas como a tomografia.

COMPLICAÇÕES SINUSITE

Em alguns casos, e na ausência de tratamento, a sinusite bacteriana pode levar a complicações tais como a meningite ouotite (inflamação do ouvido).

TRATAMENTO DA SINUSITE



Tratamento da sinusite aguda (viral e bacteriana):


Sinusite viral

Contra sinusite viral o farmacêutico ou o médico podem prescrever:
- Para a dor: analgésicos, como paracetamol.
- Medicamentos para limpar os seios e limpar:
- Spray nasal ou comprimidos de descongestionantes (vasoconstritores) ou corticosteróides nasais contendo pulverização (geralmente vendidos sob prescrição médica)
- Inalações, tais como ervas (ver também bons conselhos/dicas)
tratamento sinusiteSinusite de origem bacteriana
Se a sinusite está começando a durar mais de 7 dias e os sintomas mais graves aparecem (febrealta, dor intensa, secreção nasal purulenta ...), você deve ver um médico porque pode ser uma infecção bacteriana primária ou secundária, nas quais os antibióticos (por exemplo amoxicilina) são por vezes necessários em casos graves. Um estudo realizado nos EUA publicado no início de 2012 mostrou, no entanto, a ineficácia dos antibióticos (por exemplo, amoxicilina) em caso de sinusite aguda bacteriana contra um tratamento placebo, leia mais abaixo nesta seção para saber sobre tratamento da sinusite com antibióticos e sinusite.
O médico também pode sugerir medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofenoaspirina, etc) ou corticosteróides para reduzir a inflamação associada à sinusite.

Para saber mais sobre os tratamentos da sinusite
- Cerca de 2% de gripes e resfriados vão se transformar em uma infecção sinusal causada por bactérias.
- Cerca de 75% das pessoas irão desenvolver sinusite viral após gripe ou resfriado.
- Nos Estados Unidos, aproximadamente um em cada cinco antibióticos prescritos são para o tratamento da sinusite.

Antibióticos e Sinusite
sinusite tratamento1. Casos de sinusite aguda virais são mais comuns do que as bacterianas, por isso tome cuidado para não usar antibióticos em caso de sinusite causada por bactérias e, como vimos acima apenas para infecções bacterianas graves; Não abuse do uso de antibióticos, pois os antibióticos são inúteis em caso de sinusite causada por vírus!
2. No estudo realizado nos EUA em 2011 mostrou que houve um desperdício enorme de antibióticos para sinusite, chamado de "tratamento excessivo". Com efeito, muitos médicos prescrevem antibióticos desnecessariamente, enquanto a sinusite é viral. Além da despesa desnecessária causada ​​ao sistema de cuidados de saúde dos EUA também aumenta a resistência aos antibióticos, levando eventualmente fazer antibióticos menos eficazes.
3. Um estudo realizado nos EUA publicado em fevereiro de 2012 no "Journal of American Medical Association", mostrou a ineficácia dos antibióticos para sinusite bacteriana aguda para aliviar ou reduzir os sintomas de sinusite. Este estudo é um pouco revolucionário, porque o mundo da medicina sempre acreditou na eficácia de antibióticos para sinusite bacteriana aguda.
Neste estudo 166 voluntários com sinusite aguda bacteriana participaram e foram divididos em dois grupos, um tomando amoxicilina (um antibiótico que é altamente indicado em casos de sinusite) e outro com placebo. Resultado: não foi observada diferença significativa entre os 2 grupos, não sendo notada redução dos sintomas ou outros sinais de interesse como o nível de ausência no trabalho ou uma limitação no o desempenho das tarefas diárias.
Na sequência deste estudo, os médicos recomendam em caso de sinusite bacteriana aguda de leve a moderada não usar antibióticos e sim usar medicamente para tratamento sintomático (descongestionantes, soluções salinas, etc). No entanto, em caso de sinusite aguda bacteriana grave ou de longa duração (por exemplo, mais de 10 dias), seu médico irá decidir o melhor tratamento (antibiótico ou não).



Tratamento da sinusite crônica


tratamento da sinusite crônica (ver definição de sinusite) deve ser prescrito pelo médico, o tratamento pode ser medicação disponível (antibióticos, anti-inflamatórios esteroides, etc ) e, em alguns casos a cirurgia (limpeza sinusal). Converse com seu médico.

FITOTERAPIA SINUSITE



Plantas medicinais contra sinusite

As seguintes plantas medicinais têm sido capazes de demonstrar a eficácia contra a sinusite, principalmente para usar como uma inalação (remédio muito útil para desobstruir os seios, ver também em bons conselhos/dicas), comprimido ou xarope.
Os medicamentos fitoterápicos descritos a seguir podem ser usados em casos de sinusite viral aguda sem nenhum problema, mas em caso de sinusite bacteriana, consulte o seu médico.
Tomilho, uma planta com ação desinfetante forte para uso principalmente sob a forma de óleo essencial para fazer a inalação do vapor.
Eucalipto, principalmente na forma de óleo essencial para fazer inalação de vapor.
Pinho, na forma de óleo essencial para fazer inalação de vapor.

Remédios caseiros contra sinusite

Solução salina fisiológica (soro fisiológico)


BONS CONSELHOS/DICAS EM CASO DE SINUSITE

- Use soro fisiológico (solução salina) na instilação regular no nariz.
- Fazer inalações (por exemplo, óleo essencial de plantas, ver fitoterapia) pode ser muito eficaz na sinusite, porque o vapor de água penetra no nariz e limpa os seios.
Beba líquidos regularmente: a bebida melhora a condição de sinusite.
- Use um umidificador, especialmente no inverno, quando o tempo é mais secos. No caso de sinusite, ajuda umedecer as membranas mucosas do nariz e seios e assim soltar o muco e, assim, aliviar sinusite, o efeito também deve ser preventivo.
- Consuma vitamina C, é um estimulante para combater a inflamação (sinusite é uma doença inflamatória).
limão vitamina C sinusite- Tente curar o mais rápido possível os resfriados ou rinites, uma vez que a sinusite aguda pode surgir quando essas 2 doenças estão mal curadas, com uma infecção secundária que causa de fato a sinusite.
- Se você estiver em tratamento com antibióticos contra sinusite, nunca pare o tratamento antes do final programado pelo médico mesmo que os sintomas tenham desaparecido. Sempre siga exatamente o conselho do médico e farmacêutico, na dosagem de drogas para evitar a recaída e a resistência aos antibióticos.
Evite fumar e não se exponha ao fumo passivo.
fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário