MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

domingo, 2 de junho de 2013

GASTROENTERITE - SINTOMAS E TRATAMENTOS


gastroenterite (também conhecida como gripe intestinal) é uma infecção da mucosa do tubo digestivo do estômago e do intestino.

A gastroenterite pode frequentemente provocar uma fortedesidratação. Durante o inverno ela pode provocar verdadeiras epidemias, pois trata-se de uma infecção muito contagiosa.

CAUSAS GASTROENTERITE

gastroenterite é geralmente provocada por micróbios, então ela pode ser do tipo viral ou bacteriana:
- Gastroenterite viral (a mais freqüente): trata-se de uma infecção temporária muitocontagiosa transmitida de pessoa para pessoa (pelas mãos, em banheiros, em copos), esta infecção viral pode provocar verdadeiras epidemias, sobretudo no inverno. Notamos que os sintomas da gastroenterite são quase sempre menos graves que os da gastroenterite bacteriana (caracterizada normalmente pelo sangue nas fezes).
Mais de uma centena de vírus podem ser os responsáveis pela gastroenterite, mas os mais conhecidos são os rotavirus, que podem provocar a infecção em crianças. Existem também oscalcivirus, os adenovirus ou os norovirus.

- Gastroenterite bacteriana: geralmente trata-se de uma intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela.

Observação
- Geralmente podemos contrair estes micróbios através de água contaminada ou substâncias fecais (transmitidas pelas mãos, por exemplo).
Podemos destacar outros causadores da gastroenterite, tais como determinados medicamentos (antibióticos), ou diferentes parasitas.

SINTOMAS GASTROENTERITE


Os sintomas característicos de uma gastroenterite podem ser:

diarréia aguda (com surgimento rápido e brusco)

- espasmos, cólicas e pontadas no estômag generalizado como dor de barriga.
- vómitos e nâuseas 

falta de apetite

-
 dores


- dores de cabeça

febre

em casos graves como em crianças pequenas (bebês, recém-nascidos,...), desidratação (perda de peso, muita sede, boca seca, diminuição do volume e da freqüência da urina,...) consulte um médico o mais rápido possível!

Duração da gastroenterite
Geralmente uma gastroenterite se resolve em 3 dias.

COMPLICAÇÕES GASTROENTERITE

Quando observada em recém-nascidos, bebês e crianças pequenas, a gastroenterite pode levar a desidratações muito graves e problemáticas (ver acima), pois bebês possuem uma quantidade de água proporcionalmente superior a adultos e sabemos que a água é um elemento essencial ao bom funcionamento de todo o organismo. Sinais de desidratação podem ser: sede intensa, perda de peso, boca seca, diminuição do volume e da freqüência da urina (por exemplo, se seu filho não urina há mais de 8 horas), pulso acelerado,... 
Fora às crianças pequenas, a gastroenterite pode levar à complicações em pessoas mais enfraquecidas (idosos, pessoas com sistema imunológico enfraquecido,....) e portanto, uma gastroenterite deve sempre ser levada a sério e tratada da maneira mais adequada.

QUANDO CONSULTAR Um MÉDICO GASTROENTERITE ?


Aconselhamos que consulte um médico(pediatra, clínico geral), quando a gastroenterite afetar um recém-nascido, um bebê ou uma criança pequena. Como frisado acima, existe um risco muito sério de desidratação nestes jovens indivíduos. 
Quando observado qualquer sintoma suspeito, em crianças ou adultos: diarréia com sangue ( geralmente sinal de gastroenterite bacteriana), vômitos de cor esverdeada, persistência  dos sintomas (2 semanas),.... consulte rapidamente um médico.

TRATAMENTO GASTROENTERITE

O primeiro tratamento a ser providenciado em caso de gastroenterite é a hidratação com bastante água e bebidas ricas em minerais (caldos ou sopas), a fim de impedir a desidratação.
Em seguida podemos destacar diferentes tipos de medicamentos para combater os sintomas da gastroenterite, sobretudo em caso de gastroenterite viral, pois neste caso não é possível tratar a causa (vírus). Por outro lado, em caso de gastroenterite bascteriana, utiliza-se de preferência, antibióticos, o que permite tratar a causa.

Detalhe dos tratamentos da gastroenterite viral.

A. Gastroenterite, tratamento para adultos


Gastroenterite, tratamento para adultos 1. Contra a diarréia pode ser utilizado o loperamido, a ser tomado por pouco tempo, pedindo conselhos a um especialista.

2. Contra os micróbios: antissépticos, à venda em farmácias.

3. Contra a perda de água e minerais: soluções ou sachês de reidratação.

4. Para reconstruir a flora intestinal: bactérias lácteas ou medicamentos a base de carvão vegetal, para absorver os agentes infecciosos. 

Conselho de Farmacêutico

Para tomar o carvão, você pode colocá-lo na coca, para evitar ver a cor preta do carvão e mais, para mascarar o sabor. É particularmente apropriado para crianças que farão uso desse tratamento.

5. Contra as dores e/ou febre: o paracetamol 



B. Gastroenterite, tratamento para crianças pequenas e bebês

Neste caso é bastante aconselhável consultar um pediatra para evitar uma perda hídrica e de minerais, mas este poderá prescrever, por exemplo :

1.
 Um medicamento contra a perda hídrica e de minerais: ou seja, soluções ou sachês de reidratação. Evite dar a crianças pequenas ou bebês, remédios contra diarréias como o loperamido


2. Em casos graves de desidratação, os médicos optarão pela injeção de soros para reidratação nos próprios hospitais.

FITOTERAPIA GASTROENTERITE

As plantas medicinais abaixo podem auxiliar a apaziguar ossintomas da gastroenterite, mas não são os tratamentos principais, trata-se de uma medida complementar.

Chá preto. Deve-se deixar a infusão do sachê por ao menos 10 minutos para auxiliar a liberar os taninos. O chá preto é bastante eficaz para conter as diarréias (devido aos taninos). Eventualmente adicione açúcar no chá, para compensar a perda de açúcar. [eficaz!]
Cálamo aromático, a ser consumido em chás.
Boldo, a ser consumido em chás ou comprimidos.
Camomilaa consumida em chás.
Alcarávia, a ser consumida em chás.
Melissa, a ser consumida em chás, gotas, ou ainda em cápsulas.
Menta, a ser consumida em chás ou cápsulas.
Mil-folhas, a ser consumida em chás. Eficaz contra espasmos.
Mirtilo, a ser tomado sob forma de suco.

CONSELHOS GASTROENTERITE


É aconselhável ingerir bastante líquido para favorecer a re-hidratação, deve-se tomar muita água, chás a base de plantas, assim como caldos, este último é particularmente recomendado para compensar a perda de minerais.

Assim como no caso de outras doenças infecciosas (resfriado, gripe,...), é aconselhável repousar para favorecer a ação do sistema imunológico (de defesa) sobre os vírus da gastroenterite.
Alimentação gastroenterite - Dieta gastroenterite
Ingerir alimentos que auxiliam a refazer a flora intestinal. Por exemplo, iogurtes ou medicamentos a base de lactobacilos.

Divida as refeições em pequenas doses (para que o esvaziamento gástrico seja menor)

Uma alimentação rica em arroz pode desacelerar o rtimo e, portanto, diminuir as diarréias (sintoma importante da gastroenterite).

PREVENÇÃO GASTROENTERITE


- Lave suas mãos com sabonete (durante 15 segundos) regularmente, isto permite se preservar de uma contaminação e evitar a transmissão a outras pessoas. É muito recomendado, sobretudo se cuidar de bebês.

Em caso de gastroenterite na família ou em locais públicos, é aconselhável evitar compartilhar copos. 

- Tome cuidado com quem você beija ou abraça, pois a transmissão pode ser feita muito facilmente. 

Evite comer alimentos que ultrapassaram a data de validade a fim de prevenir uma intoxicação alimentar. 

Utilize luvas descartáveis em caso de contaminação de gastroenterite em asilos ou outros locais fechados e muito movimentados. 

Se as roupas estiverem contaminadas por vômitos ou fezes, lave-as a 60°C.

Desinfete as superfícies (banheiros, pisos,...) contaminadas por vômitos ou fezes com água de Javel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário