MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

domingo, 2 de junho de 2013

PARAR DE FUMAR



tabaco é muito consumido no mundo todo em forma de cigarros ou charutos, desde a época do descobrimento das Américas. Ele contém um alcalóide bastante conhecido- a nicotina, que possui propriedades estimulantes e provoca depência, motivo pelo qual ser tãodifícil parar de fumar. >> leia também: sintomas da abstinência do tabaco.
O tabaco exerce sobretudo efeitos nefastos, tais como:
distúrbios respiratórios e câncer (por ex. câncer do pulmão)
para de fumar doençasdistúrbios cardiovasculares
- interações medicamentosas (anti-diabéticos, contraceptivos, neurolépticos, antidepressivos…)
Existem inúmeros métodos para parar de fumar. Podemos destacar a substituição nicotínica (adesivos, gomas de mascar, comprimidos para chupar, inalador, comprimidos para ingerir). Todos esses métodos são de grande auxílio, mas é importante, antes de tudo, que a pessoa crie consciência e tenha uma forte vontade de parar de fumar.
Um estudo publicado em janeiro de 2013 no periódico New England Journal of Medicine, mostra que as pessoas que fumam durante toda a vida, perdem em média cerca de dez anos de vida, em comparação com aqueles que nunca fumaram. Esta pesquisa foi realizada pelo Dr. Prabhat Jha, do Hospital St. Michael, da Universidade de Toronto.

Número de pessoas que fumam


No Brasil em 2010, foi estimado que 16,8% da população fumava, em 1989 o número de fumantes estimado foi 35,4%. O Brasil é um dos países que mais tem reduzido o consumo do tabaco durante os últimos anos no mundo, as principais razões para este declínio são, em ordem decrescente de importância: o aumento do preço do maço de cigarros, leis antifumo em locais públicos, campanhas antifumo nos meios de comunicação ou restrição da publicidade de tabaco.

CAUSAS TABAGISMO


O tabagismo não é uma doença, mas seu consumo pode provocar inúmeros efeitos colaterais. Veja a seção "complicações do tabagismo".
O tabagismo é um efeito da sociedade. Diversos fatores podem levar uma pessoa a fumar, em primeiro lugar o seu entorno direto (se as pessoas do seu convívio fumam): os pais, os amigos durante a adolescência, quando as proibições são testadas.
Este meio não irá colaborar com a pessoa que deseja parar de fumar, sendo assim, se seu companheiro ou companheira fuma, é preferível que ambos tentem parar de fumar juntos.

SINTOMAS DO TABAGISMO


A intensidade dos sintomas da abstinência se manifesta conforme o grau de dependência da nicotina. Muito fumantes muitas vezes hesitam em parar de fumar por medo destes sintomas. Os sintomas mais freqüêntes são os seguintes:
nervosismo, irritabilidade (estresse)
- distúrbios do sono (insônia...)
- falta de concentração
fadiga
- aumento do apetite (risco de ganho de peso)
- vertigens
Estes efeitos ocorrem devido à falta de nicotina no organismo e podem ser amenizados através dos seus substitutos.

Fumar imediatamente após acordar é ainda mais perigoso

Um estudo realizado nos EUA publicado em agosto de 2011 mostrou que pessoas que fumam um cigarro 30 minutos após terem acordado, possuem um risco 79% maior de desenvolver câncer de pulmão em comparação com aqueles que esperam pelo menos uma hora antes de fumar o seu primeiro cigarro do dia. Este estudo foi realizado com 4.775 pessoas que sofriam de câncer e 2.835 que não sofriam dessa doença, sento todos fumantes.

MEDICAMENTOS CONTRA O TABAGISMO


Existem diferentes alternativas que podem ser utilizadas para parar de fumar.
Mas é importante ressaltar que para que o resultado seja positivo, a primeira condição é a força de vontade do fumante em se tornar um ex-fumante.
Em automedicação, podem ser utilizados os substitutos da nicotina em forma de goma de mascar, comprimidos sublinguais, comprimidos para chupar ou adesivos.
Em primeiro lugar, é necessário determinar a quantidade de cigarros fumados por dia e os hábitos do fumante.
- Se a pessoa fuma de maneira pontual, as gomas de mascar são os susbtitutos nicotínicos ideias. O fumante irá mascar um chiclete assim que sentir vontade de fumar. Por outro lado, se ele fumar o dia todo, os adesivos são mais recomendados, pois eles suprem a necessidade diária.
- Se a pessoa fuma menos de 20 cigarros por dia, recomenda-se a menor dosagem.
Se a automedicação não for suficiente, é possivel pedir uma prescrição médica de bupropiona (Zyban®) ou de vareniclina(Champix®). Estes medicamentos requerem uma consulta médica, pois o médico deverá determinar se existem contra-indicações, cujas mais graves são o humor depressivo e o pensamentos suicida. Estes medicamentos devem ser evitados por pessoas depressivas assim como pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas.
Você deve saber que as drogas (bupropiona e vareniclina) em conjunto para parar de fumar têm eficácia superior do que uma única dose de cada medicamento. Converse com seu médico. Alguns médicos ainda associam um antidepressivo da classe ISRS na terapia para parar de fumar, especialmente se o paciente sofre de depressão (sintoma de abstinência possível após a cessação de fumar).
Notas sobre a medicação (bupropiona nicotina, ou a vareniclina)
Todos esses tratamentos com drogas não funcionam 100%, porque alguns indivíduos terão recaídas (parar de fumam e depois retornam ao hábito), outros não vão simplesmente parar mas alguns irão parar de fumar definitivamente.
Estudos têm demonstrado que o uso de medicação para deixar de fumar foi mais eficaz do que não realizar nenhum tratamento medicamentoso: a taxa de sucesso foi maior. Estes três medicamentos (bupropiona, nicotina ou a vareniclina) para a cessação tabágica também mostraram uma eficácia um pouco maior em relação aos pacientes que tomaram placebo.
Note, no entanto, que tomar medicação para parar de fumar é apenas um elemento de sucesso para deixar de fumar definitivamente. Outros aspectos, tais como o aspecto psicológico ou cognitivo são também muito importantes. Por exemplo, algumas pessoas vão sempre desejar um cigarro enquanto bebem café, como fazer para "bloquear" essa associação no cérebro? Os medicamentos nem sempre podem remover esse desejo, outras terapias devem ser consideradas.
Alguns profissionais de saúde ou agências especializadas no tabaco lhe trarão dicas valiosas.
É também possível complementar o tratamento do tabagismo com métodos naturais, para amenizar os sintomas (nervosismo, distúrbios do sono). Veja a seção "métodos alternativos: Fitoterapia

TRATAMENTO ALTERNATIVO TABAGISMO


Para as pessoas que preferem a medicina alternativa, aqui estão alguns remédios fitoterápicos possíveis. Destacamos ainda que a alopatia e as medicinas alternativas são compatíveis e podem ser complementares.
Fitoterapia para parar de fumarA fitoterapia pode ser utilizada para desintoxicar o corpo ou para amenizar os sintomas mais comuns da abstinência do tabaco: o nervosismo e a ansiedade.
Em caso de desintoxicação, o grão de café verde ou a raíz de valeriana podem ser utilizados.
O nervosismo causado pela abstinência de tabaco pode ser reduzido graças à valeriana, ao lúpulo ou ao maracujá em forma de drágeas ou infusões.




DICAS PARA ACABAR COM O TABAGISMO


Para conseguir parar de fumar é importante que o futuro ex-fumante queira de fato parar, enumerar os riscos que o tabaco exerce para a saúde não surtirá efeito algum.  Por outro lado, uma acompanhamento adequado pode melhorar a sua determinação.
1. Dicas em caso de tratamento do tabagismo
Dicas para as gomas de mascar:
- Elas devem ser mascadas lentamente (mascar 10 vezes, deixar de lado na boca, mascar mais 10 vezes e em seguida por cerca de 30 minutos), para não liberar a quantidade de nicotina muito rapidamente.
- não tome bebidas ácidas (café, suco de frutas, coca-cola…)
Dicas para os adesivos:
- mude regularmente o adesivo de lugar
- lave as mãos depois que colocar o adesivo
- o tratamento é feito em 3 fases: dose máxima durante as 3-4 primeiras semanas. A dose deve ser reduzida a cada 2 ou 4 semanas. O tratamento dura no máximo 3 meses.
Dicas para ajudar a parar de fumar:
- assim que sentir vontade de fumar, espere 3 minutos antes de acender o cigarro
- Anote em um papel as vantagens de parar de fumar e guarde-o consigo em um lugar visível

Nenhum comentário:

Postar um comentário