MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CALVÍVIE TEM CURA?


Por que os homens perdem os seus cabelos e ficam carecas?

A perda de cabelos, cientificamente chamada de alopecia, pode ter várias origens. O médico é a pessoa mais indicada para identificar o que está causando a alopecia. Geralmente nos homens, a causa é de origem hormonal e genética, passa de pai para filho. Observe os membros de sua família, tios, avós, se algum deles for careca, existe a possibilidade de você apresentar o mesmo problema


Calvície é doença?

Existem alguns tipos de alopecia que têm origem em processos inflamatórios e traumáticos e são considerados doenças. No caso da alopecia androgenética, também chamada de calvície, não há uma doença física. No entanto, a calvície pode causar um sofrimento psicológico intenso, quando os cabelos começam a cair. Eles são importantes nas manifestações culturais e a ausência deles pode limitar a expressão das pessoas.

Estágios da calvície


Como é o processo que leva à calvície?

Conforme explicamos, algumas pessoas nascem com predisposição genética (origem na família) para desenvolver a calvície de padrão masculino. Essas pessoas sofrem com a ação de um hormônio nas células responsáveis pelo crescimento do cabelo. A ação deste hormônio, chamado de DHT, começa nas células da região superior e frontal da cabeça, avançando para o restante do couro cabeludo com o passar do tempo. Observe que a cabeça de uma pessoa com calvície não é totalmente lisa e sim com pêlos pequeninos, chamados vêlos. Na verdade, os fios não caem totalmente e sim atrofiam, ficam finos com o passar do tempo, devido a ação da DHT.



Existem tratamento para a calvície?

O tratamento da calvície tem passado por uma radical transformação. Até bem pouco tempo, essa era uma área médica desconhecida, em que a eficácia dos produtos estava muito abaixo da expectativa. Depois do entendimento da importância do hormônio DHT no processo da calvície de muitos homens, e do desenvolvimento de medicamentos que atuam nesse hormônio, os médicos passaram a contar com um tratamento oral realmente eficaz.

Perguntas mais freqüentes sobre os cabelos:
Lavar os cabelos todos os dias faz com que a sua raíz apodreça?
Isto não é verdade. O ideal é que se lave os cabelos dia sim e dia não, isto para que não se tire deles uma mistura de suor e sebo, produzidos pelo couro cabeludo e que é chamado de manto hidro-lípitico, e que protege os cabelos. A água não entra na raiz dos cabelos, portanto não pode apodrecê-la.


Qualquer temperatura de água é a mesma coisa?

Não. O ideal é a temperatura ambiente, de 22 graus, o que é considerado frio pelo corpo.

Quanto mais demorado o banho, melhor para os cabelos?

O ideal é que se fique 3 minutos sob a água. Após isto os cabelos começam a absorver a água e ficam frágeis.


O uso do secador é sempre bom?

Não se deve usar o secador, especialmente com temperatura muito elevadas. Lembre-se de que a água entra em ebulição aos 100 graus célcius e a maioria ds secadores tem temperaturas muito mais elevadas, fazendo com que a água dentro dos fios entre em ebulição, deixando os cabelos mais frágeis.

Caem mais fios no outono?

Algumas pessoas perdem mais cabelos em algumas fases do ano, por questões pessoais, mas decobriu-se recentemente que a pele dos seres humanos tem receptores de luz e estes receptores interferem na reprodução celular, portanto ocorre efetivamente alterações de crescimento dos cabelos relacionadas às estações do ano.


Cortar o cabelo com a lua crescente ajuda a crescer?

Não há nenhuma comprovação científica para este fato.

Cabelos compridos são mais fracos. É importante cortar para crescer mais?

Não. Os cabelos não devem ser confundidos com plantas.

Colocar pílula anticoncepcional no xampu ajuda a crescer os cabelos?

Não há nenhuma evidência deste fato ser verdade.

Tingir os cabelos faz mal?

Hoje em dia as tinturas são muito bem-feitas, não havendo nenhum risco de queda.
Alisar os cabelos pode fazê-los cair?

Não. O que pode ocorrer com tratamentos mais agressivos como permanentes e alisamentos é fragilizá-los, fazendo com que ocorra uma queda de fios e não quebra.

Tomar vitaminas ajuda os cabelos a crescer?

Só quando a pessoa estiver necessitando de vitaminas, senão é inútil.

Existem xampus antiqueda?

Não. O que existem são xampus que melhoram a condição do couro cabeludo e podem ajudar outros tratamentos.

FONTE: LIBBS FARMACÊUTICA LTDA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário