MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

sexta-feira, 25 de maio de 2012

9 MITOS SOBRE DIABETES



Lidar com Diabetes pode parecer realmente estressante, uma vez que no dia a dia deve-se policiar sobre taxa de açúcar no sangue, evitar alguns alimentos, manter a dieta saudável e  ainda fazer exercícios periodicamente. Na busca por manter-se atualizada, o paciente de diabetes começa ler tudo que encontra e adivinhe? Existem vários mitos sobre diabetes que hoje serão desvendados.
Antes de  citarmos cada um deles, vamos lembrar que o inimigo do diabético é o Carboidrato e não a gordura saudável.
1. Não coma comida e/ou alimentos brancos.
MITO – Quando pensamos em batatas, maçã, leite e queijo já imaginamos a taxa de glicose no sangue aumentando, porém se ingerido em proporções pequenas, esses alimentos ricos em nutrientes podem auxiliar muito mais que prejudicar o diabético.
2. Perder peso não irá curar a diabetes.
Verdade – Perder peso de fato pode manter-se distante de complicações da doença, mas não irá lhe encaminhar para cura da diabete.
3. Fruta deve ser evitada pelo diabético.
MITO – Não se deve abrir mão dos açucares naturais das frutas já que a maioria desses acompanha uma série de vitaminas e sais minerais para manter o balanço do metabolismo em exercícios físicos.
4. Diabético deve desistir dos doces e Docinhos em geral.
Verdade – Sabemos que esses alimentos apenas trazem boa sensação de prazer ao cérebro e não irá acompanhar nenhuma outra vantagem a dieta.
5. Adoçantes e Sugar-free estão liberados.
MITO – Bolos, bolachas e cookies que acompanham essa publicidade nem sempre possuem baixo índice de calorias e livre de gorduras, portanto deve-se ler o rótulo para poder ser consumido.
06- Faça várias refeições durante o dia.
Verdade – Evite comer muito em cada refeição e prefira distribuir melhor suas alimentações durante o dia.
07. Como quanto quiser, contanto que sejam saudáveis os alimentos.
MITO – Muitos alimentos saudáveis, se ingeridos em grandes quantidades pode fazer mal para o paciente.
08. Pode comer docinhos se o nível de glicose no sangue está baixo.
MITO. – Fugindo da hiperglicemia o diabético acha que comer alguns doces poderá o auxiliar, quando na verdade deve buscar alimentos com valor energético e nutritivo que se converta em glicose pelo organismo mas que também lhe sustente para realizar exercícios físicos.
09. Gordura não importa.
MITO – A maioria dos diabéticos foca-se em evitarem doces e carboidratos achando que estão livres para alimentar-se como quiser com gorduras, porém esquece que aumentar o nível de colesterol poderá causar complicações em seu quadro diabético e acarretar prejuízos maiores

2 comentários:

  1. Olá Gilvanio,

    Lançamos essa semana a nova versão das nossas calculadoras de IMC, Peso Ideal e % de Gordura. Você pode disponibilizar essas calculadoras no seu blog também. Visite: http://www.dietaesaude.org/calculadoras.php

    obrigado!

    Thomaz
    webmaster@dietaesaude.org

    ResponderExcluir
  2. a cada corrida (trote) de 10 km cerca de 1h15m, quanto perdemos ou eliminamos em glicemia?

    ResponderExcluir