MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

domingo, 9 de dezembro de 2012

CELULITE - CUIDADOS, PREVENÇÃO E TRATAMENTOS.


Definição de celulite

celulite é uma modificação particular das células de gordura e das fibras de colágeno. A celulite é na verdade, um resultado de uma acumulação excessiva de gordura nas camadas mais profundas da pele. A celulite reduz a circulação sanguínea e provoca problemas ao nível do metabolismo celular.


Ela também diz respeito à mobilização de água em algumas partes do corpo humano. Conhecido por outros nomes como “casca de laranja”, “colchão” ou lipodistrofia superficial, e chamada de Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclérótica pelos cientistas. A celulite é uma condição esteticamente desagradável que afeta principalmente as mulheres.


Causas da celulite


Lembre-se que a pele é composta de três camadas superpostas: a epiderme que forma o revestimento externo, no qual se encontram sucessivamente, a derme e a hipoderme. Esta última possui células adiposas ou adipócitos. Lá, eles estão divididos em pequenos espaços limitados acima pela epiderme, pelos músculos e lateralmente pelas fibras.


Quando as reservas de gordura se sobrecarregam, esses espaços delimitados pelas fibras se expandem e fornecem externamente à superfície da pele uma aparência irregular como uma casca de laranja. Ela também leva a compressão dos vasos de irrigação local. Posteriormente, os resíduos ou toxinas são mal eliminados e a água fica retida no corpo. É a formação da celulite.
Entre os hormônios, os estrogênios são de longe os mais frequentemente responsáveis pela produção excessiva de adipócitos. Os distúrbios hormonais e certos períodos fisiológicos das mulheres impulsionam o aspecto de “casca de laranja”. O mesmo acontece na fase da puberdade, gravidez e climatério.
- Mulheres que tomam anticoncepcionais (pílula), antihistamínicos ou corticóides são facilmente acometidas pela celulite.
- Alguns maus hábitos alimentares favorecem o excesso de reserva lipídica no corpo. Pessoas que gostam de alimentos muito salgados, gordurosos e pobre em fibras, amido ou açúcar, são mais expostos aos problemas da celulite.
obesidade celuliteO sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura e impede a circulação do fluxo venoso e linfático. A obesidade promove a produção suplementar de hormônios, também responsáveis pelo aspecto de “casca de laranja”.
- O hábito de fumar acentua os problemas de circulação sanguínea causados pela celulite.
- Além disso, a perturbação do retorno venoso, como varizes, linfoedema ou retenção de linfa devido à obstrução dos vasos linfáticos e retenção de líquidos, agrava a aparência de “colchão”.
- O fator hereditário e o estresse têm um papel significativo na formação da celulite.


Sintomas da celulite


Sintomas da celuliteA celulite atinge principalmente as mulheres, ela se manifesta pelo aparecimento antiestético na superfície da pele de um aspecto de “casca de laranja”.
Ela se situa geralmente no pescoço, nádegas, abdômen, a região lateral atrás do braço e na parte posterior das coxas. A área da celulite varia em função da morfologia da cada indivíduo. A celulite nas mulheres mais magras aparece principalmente nas coxas e nádegas, formando os famosos “culotes”, enquanto na maioria das mulheres, aparece em volta dos seios, coxas ou barrigas.
As áreas afetadas pela lipodistrofia parecem pesadas e apertadas. Elas se tornam dolorosas à palpação ou pressão.
As ondulações na parte interna dos joelhos e tornozelos provêm da insuficiência venosa e linfática. A pele facilmente apresenta equimoses e manchas e podem ter formações varicosas. O paciente se queixa de peso, cãibras e formigamento nas pernas.


Diagnóstico da celulite


O diagnóstico da celulite é fácil, a compressão da pele afetada mostra o aspecto irregular da superfície da pele. Pesquisas sobre as causas e fatores de risco podem orientar o paciente e o médico para tomar as medidas terapêuticas adequadas.


Complicações da celulite


A celulite incomoda um monte de mulheres por causa do problema estético. Ao longo de sua evolução, a gordura subcutânea fica mais espessa e mais densa. Elas contraem os vasos sanguíneos e nervos. Em consequência, os pacientes sofrem de constrangimento físico e uma hipersensibilidade à dor ao tocar até mesmo uma pequena região. À longo prazo, “a casca de laranja” leva ao acúmulo de toxinas no organismo.


Tratamento da celulite


A celulite no estágio mais avançado não pode ser eliminada de forma dramática. O objetivo do tratamento neste caso, é para torná-lo menos desagradável para a pele. Sessões repetidas são feitas até obter o resultado estético desejado.


As atividades esportivas são essenciais na luta contra a celulite. Eles devem combinar obrigatoriamente com a mudança de hábitos alimentares. Deve-se beber água (2 litros por dia), moderar o sal, açúcar e farinha. O regime “anticelulite” também deve ser feito com o consumo de legumes e frutas.
A massagem manual é complementar a outros métodos para o tratamento da celulite. Deve ser feito a cada dois dias em um ambiente pacífico. As técnicas correspondentes a cada etapa devem ser bastante precisas e firmes, sem traumatizar a pele. Tome um banho antes da massagem, isso aumenta a eficácia dos óleos essenciais utilizados, e promove o relaxamento muscular.
O fisioterapeuta trata a celulite com drenagem linfática. Esta massagem que consiste em diferentes graus de pressão, melhora a circulação do sangue e remove as toxinas pela parte afetada pela celulite.
A elevação das pernas, mudanças na postura e banhos frios, restringe o desenvolvimento da celulite de membros inferiores.
Atualmente, existem métodos terapêuticos que diminuem o desenvolvimento da celulite. Alguns cremes e géis contêm substâncias que reduzem a taxa de gordura subcutânea. Ainda não está claro se esses cremes são realmente eficazes contra a celulite. Procure orientação de um especialista, como um médico ou farmacêutico.
Finalmente, a mesoterapia e a lipólise são técnicas que envolvem a injeção de produtos em uma mesma lesão e, podem ajudar no caso da celulite.


Fitoterapia celulite


Fitoterapia celulite- O chá verde é uma das plantas mais utilizadas no caso da celulite. Seus componentes destroem e eliminam a gordura. Eles fluidificam os vasos e eliminam as toxinas dos órgãos do corpo


- As algas marinhas também possuem um desintoxicante.


Bons Conselhos




A celulite é muitas vezes inevitável, devido à hereditariedade, no entanto, existem algumas precauções, como melhorar o estilo de vida para uma direção mais saudável, o que pode ajudar a reduzir os riscos (como já vimos na parte de Tratamento da celulite), que sã
- Adotar uma dieta saudável;
- Fazer exercícios físicos regularmente;
- Dar-se um tempo para relaxar, dessa forma reduzindo o stress;
- Beber bastante água, 2 litros de água por dia, se possível;
- Evitar roupas que possam interferir na circulação sanguínea e linfática, e sapatos com salto alto;
- Consultar o seu médico para determinar totalmente a causa da celulite para tratá-la adequadamente.


OITO DICAS PARA ENFRENTAR E PREVENIR A CELULITE

Toda mulher quer ficar bonita não apenas no verão, mas no ano todo.  E, para isso, elas têm de enfrentar um terrível vilão: acelulite. Ao contrário do que muitas pessoas pensam a celulite não atinge só as mulheres, mas os homens também em menor proporção. Trata-se de uma irregularidade da pele devido ao acúmulo de gordura e perda da elasticidade das fibras elásticas sob a pele. Muito mais que um problema estético, a celulite também pode revelar problemas de saúde, como alimentação inadequada (muito gordurosa) e sedentarismo. Veja dicas para evitar esse problema e viver com beleza e saúde:
1. Um dos fatores que mais influenciam a celulite é a alimentação. Portanto, uma alimentação balanceada, sem excessos de gordura e açúcar, com predomínio de frutas e vegetais ajuda a combater não só a celulite, mas outros problemas ligados ao excesso de gordura. Nesse quesito, opte por alimentos com baixo teor de gordura, carnes brancas e use pouco óleo no preparo das comidas.
2. Evite o excesso de sódio. Esse mineral aumenta a retenção hídrica e piora a celulite. Para isso, evite alimentos enlatados, embutidos, salgadinhos condimentados e comidas muito salgados.
3. Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia. Esse procedimento elimina as toxinas e ajuda no processo da celulite
4. Pratique atividades físicas, não apenas exercícios aeróbicos, mas também musculação. A prática aeróbica ajuda a queimar a gordura do corpo e a musculação fortalece os músculos e fibras elásticas.
5. Dê preferência às fibras. Alimentos como grãos integrais, folhas, cereais são excelentes fontes de fibras e gorduras polinsaturadas. Além de melhorar o aspecto das celulites, aumentam a saciedade após as refeições e ajudam a emagrecer.
6. Use produtos esfoliantes, como sabonetes e géis de banho. Eles ajudam a eliminar as células mortas da pele e a facilitam a renovação celular, dando o aspecto de pele lisa e sedosa. Mas cuidado: atenção aos produtos esfoliantes. Não agrida muito a pele, pois ela pode ficar sensível a alergias e infecções.
7. Existem diversos cremes e produtos tópicos com ativos que ajudam a eliminar a celulite e queimar a gordura localizada. Converse com o seu médico e veja se esses produtos são benéficos para o seu caso. Mas atenção: muitos desses cremes contêm ácido retinóico que pode deixar a pele muito sensível ao sol.
8. Por fim, tratamentos modernos incluem a drenagem linfática, endermologia, massoterapia, acupuntura e outras técnicas que auxiliam na eliminação das gorduras localizadas. Converse com o médico e veja qual o tratamento mais adequado.
O combate primário à celulite é feito com uma alimentação adequada e atividades físicas. Métodos adicionais auxiliam no tratamento, mas devem ser considerados em conjunto com uma dieta balanceada e uma vida ativa.


FONTE http://www.criasaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário