Resumo sobre aftas
As aftas, também conhecidas como estomatites aftosas, são lesões dolorosas que ocorrem na mucosa oral e podem atingir língua e garganta. São consideradas lesões "limpas" pois não são causadas por fungos, bacterias ou outros microorganismos. Elas variam de tamanho, podendo ser afta minor ou major.

Essas lesões se caracterizam por possuir aspecto circular ou oval, como pequenas crateras, com fundo esbranquiçado ou amarelado e vermelhidão ao redor (ver: sintomas aftas).
O tratamento (ver: tratamento aftas) visa melhoras os sintomas de dor e desconforto das aftas e para isso podem ser usados bicarbonato de sódio, pomadas apropriadas, bochechos com antiinflamatórios, corticóides, dentre outros. Os medicamentos para o tratamento das aftas normalmente encontram-se na forma de géis, enxaguantes bucais, pastilhas, cremes, pastas, etc.

Dicas (ver: dicas aftas): caso o paciente já tenha tendência ao desenvolvimento da afta, recomenda-se que ele adote medidas adequadas de higiene bucal, bem como evite o consumo de alimentos que possam desencadear a doença. O consumo de alimentos com vitamina C e do complexo B previnem contra o aparecimento das lesões aftosas.
As aftas são pequenas lesões superficiais(como pequenas ulcerações) na mucosa bucal, que podem evoluir para lesões profundas e dolorosas, geralmente de cor amarelada ou acinzentada.
As aftas são bastante desagradáveis e provocam uma sensação de queimação.
Existem dois tipos de aftas:
As aftas são bastante desagradáveis e provocam uma sensação de queimação.
Existem dois tipos de aftas:
- A afta minor (de pequeno tamanho, até no máximo 1 cm de diâmetro).
- A afta major (maior que 1 cm de diâmetro). Em caso de afta major, deve-se consultar um médico.
- A afta major (maior que 1 cm de diâmetro). Em caso de afta major, deve-se consultar um médico.
Geralmente, as aftas se curam espontaneamente no espaço de uma (normalmente 5 a 7 dias) à até duas semanas, com exceção das aftas maiores, que levam cerca de dois meses para regredir. Leia também : Tratamento de aftas
As aftas têm maior incidência nas mulheres e na população de maior renda.
Ainda que a causa exata do aparecimento das aftas permaneça desconhecida, notamos que determinadas ações podem favorecê-la, tais com :

- a falta de higiene bucal;

- carência em ferro;
- irritações na cavidade bucal devido a uma obturação ou dentadura;
- vírus (herpes, AIDS);
- quando mordemos a parte interior da bochecha.
- em certos casos, as aftas podem preceder outras doenças, como febre, herpes, ou doenças do tubo
digestivo (Doença de Crohn).
- observamos também que a aparição das aftas é mais propicia nos seguintes casos:
As aftas podem ser descritas como pequenas crateras de forma arredondada ou oval, com fundo amarelado e contorno avermelhado. Elas aparecem nas gengivas, na borda interna dos lábios e das bochechas ou na ponta da língua.
Se as aftas persistirem após algumas semanas ou se a afta for do tipo major, deve-se consultar um médico.
Atenção, nem toda lesão erosiva é necessariamente uma afta. Outras doenças ou complicações de úlceras podem ser : a síndrome de Behçet, mononucleose, herpes ou febre prolongada. Consulte um médico se você suspeitar de algum sintoma.
TRATAMENTOS;
Primeiro, note que para casos leves de afta a cura é quase sempre espontânea (sem tratamento) de 5 a 7 dias. No caso de aftas maiores (1-4 cm), pode às vezes persistir por até dois meses. Nesse caso, consulte um médico.
- O primeiro passo para aliviar a dor é melhorar a higiene bucalcom a ajuda de um creme dental específico, como o Rembrant ®, ou fazer bochechos com anti-sépticos, como o Hextril®.
- É também possível amenizar a dor com o auxilio de medicamentos específicos que contenham anestésicos (lidocaína), antiinflamatórios locais (ácido acetilsalicílico,...), medicamentos a base de paracetamol, corticoides (para diminuir a resposta inflamatória), antibacterianos, suplementação dietética de vitaminas, uso de antissépticos bucais, antibióticos orais.
Estes medicamentos existem sob forma de gel, spray bucal, solução bucal ou sob forma de pastilhas.
Estes medicamentos existem sob forma de gel, spray bucal, solução bucal ou sob forma de pastilhas.
Nota
Para acompanhar o tratamento, você pode fazer gargarejos com água e um pouco de sal, de 2-3 vezes ao dia. Na verdade, como as feridas na boca são causados por hiperacidez, iremos através do sal, remover esta acidez.
Para acompanhar o tratamento, você pode fazer gargarejos com água e um pouco de sal, de 2-3 vezes ao dia. Na verdade, como as feridas na boca são causados por hiperacidez, iremos através do sal, remover esta acidez.
Tratamento de aftas no médico
De acordo com alguns especialistas, o tratamento mais eficaz contra as aftas são o uso de corticosteróides tópicos. Esses tratamentos inibim a resposta imunológica do organismo.
Em certos casos, o médico pode utilizar um tratamento à laser, para diminuir a dor e facilitar a cicatrização.
Plantas medicinais afta
Aqui estão algumas plantas medicinais que podem auxiliar no tratamento das aftas (fitoterapia e aftas).
- malva (em chá ou solução para gargarejo)

- chá preto (aplicar o saquinho úmido sobre as aftas)
- hamamélis (em chá)
- ruibarbo (em solução a aplicar sobre as aftas)
- alcaçuz (em pastilhas)
Remédios caseiros para tratar as aftas
Segundo um médico da cidade de Berne, na Suíça, fazer gargarejos a base de uma solução de aspirina (ácido acetilsalicílico) evitamina C teria um efeito de prevenção e até de cura sobre as aftas.
Posologia: gargarejar por alguns minutos, desde os primeiros sintomas característicos da afta, várias vezes ao dia.
Observaçã uma leve absorção pode surgir na boca (devido à aspirina), portanto não exagere nos gargarejos. Leia a bula, peça conselhos a um farmacêutico se for sensível à aspirina, e informe-o se for usuário de outros medicamentos.
Comentário de Criasaude.com.br : esta dica é ideal, sobretudo, quando as aftas estiverem espalhadas em várias partes da cavidade bucal.
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário