MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

sábado, 21 de julho de 2012

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS I - ASMA


Asma

asma é uma doença respiratória que atinge um número significativo de pessoas no Brasil e que em certos casos pode levar à morte. Ela deve sempre ser levada à sério. Acesse os links acima e leia nosso arquivo completo.
asma resumo

asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios, caracterizada por uma hiperresponsividade das vias aérias inferiores e por limitações do fluxo respiratório, que levam a  crises de  dispnéia ou crises de asma (dificuldade respiratória) sibilantes, causadas por uma contração brutal dos músculos que comandam a abertura e o fechamento dos brônquios, os quais se associam a um edema e uma hipersecreção das mucosas das vias aéreas.
asmaÉ também frequentemente associada a umatosse (principalmente durante à noite e de manhã ao despertar) e uma expectoração viscosa.

Podemos destacar diferentes tipos de asma: a asma alérgica (a mais freqüente), ocasionada pela alergia ao pólen, pó, ou à comida; a asma não alérgica (poluição), a asma de esforço ou relacionada ao esporte; a asma ligada ao frio; ou ainda a asma ligada a medicamentos (aspirina).
É importante consultar um médico em caso de suspeita de distúrbios respiratórios, pois ressaltamos que a asma é uma doença que mata até mesmo em países industrializados, portanto não podemos fazer pouco caso dela. Muitas pessoas infelizmente ainda não têm consciência de que sofrem de asma

ESTATÍSTICAS:

Estima-se que 2 a 5% dos adultos e 10% das crianças do mundo sofrem de asma.

- No Brasil a doença atinge cerca de 16 milhões de pessoas, anualmente são ocorrem cerca de 350.000 internações por asma, sendo a quarta causa de internação hospitalar, entre crianças e adultos jovens a terceira.

- Na França 4 milhões de pessoas sofrem de asma.

Nos EUA 22 milhões de pessoas sofrem de asma.

A asma é uma doença onde ocorre obstrução dos brônquios e inflamação. As pessoas asmáticas são hipersensíveis a diversos fatores, que podem desencadear ou piorar as crises.
Os principais desencadeadores ou causadores da asma são:

causas asmaos alérgenos (pólen, ácaros, ...);

- os irritantes químicos (tóxicos) ou poluentes;

- o esforço (corrida, esporte,...) ;
- os fatores genéticos (hereditários);

- o fator psíquico (por exemplo, o medo de ter uma crise);

- as infecções;

- os medicamentos, por exemplo, os AINEs: ácidos acetilsalicílicos;

- o ar frio.

O conhecimento do fator desencadeador permite ao paciente enfrentar melhor o problema, agindo na prevenção e tomando corretamente os seus medicamentos.

Asma e medicamento, riscos de asma com medicamentos
Medicamentos e asma pode ser uma combinação perigosa, sobretudo para as pessoas de risco.
De fato, os medicamentos da classe dos AINEs (por exemplo: ibuprofenodiclofenacácido acetilsalicílico [na Aspirina®],...) podem desencadear uma crise de asma.
Os AINEs inibem uma enzima chamada COX-1, inibindo alguns sistemas protetores do nosso organismo, o que pode levar ao estreitamento do diâmetro dos brônquios, levando a uma crise de asma. Sendo assim, se você for asmático, em caso de dor de cabeça, é preferível tomar um medicamento à base de paracetamol ao invés de um AINEs. Em casos de inflamação, é prefirível o uso de antinflamatórios seletivos da COX-2.
Se for usuário de beta-bloqueadores, prescritos por um médico, será necessário tomar beta-bloqueadores seletivos (termo científico), pois os beta-bloqueadores não-seletivos podem estreitar os brônquios e desencadear uma crise, o que é muito comum no universo médico.

É também aconselhado cuidar bem de resfriados e tosses de pacientes asmáticos (por exemplo, com lavagens), pois é importante liberar as vias respiratórias para evitar conseqüências graves em caso de crises de asma.
Pessoas de risco asma
As crianças são duas vezes mais atingidas pela asma do que os adultos. De um outro lado estão pessoas alérgicas, que são mais suscetíveis do que quaisquer outras pessoas de desenvolver o problema.

SINTOMAS :
Os sintomas típicos da asma são:

dificuldade para respirar = dispnéia (que aparece em forma de crise: crise de asma)

- sensação de opressão no peito

sintomas asmatosse (por ex. acompanhada de catarros)
- chiado no peito durante a expiração
Os médicos destacam diferentes tipos de asma, isso permite em função do grau de severidade, prescrever o tratamento mais adequado.

Tipos de asma

Destacamos para simplificar, 3 tipos (às vezes fala-se de 4 tipos)

- a asma leve: esse estágio necessita, de forma geral, da tomada de medicamento contra a asma, cerca de 3 vezes por semana.  

- a asma de gravidade média: cuja tomada de medicamentos pode ser de até três ou quatro vezes ao dia. Utiliza-se essencialmente sprays ou comprimidos.

- a asma severa: a freqüência da tomada de medicamentos pode ser de 3 a 4 vezes ao dia, com o uso de sprays (« bombinha »), comprimidos, entre outros. Trata-se de um tratamento mais pesado.  

diagnóstico da asma é feito por um médico que fará diversas perguntas ao paciente sobre a sua respiração, (se sofre de tosse à noite, etc.) Além da anamnese (histórico médico do paciente), ele pode igualmente se utilizar debitômetro (peak flow meter) que permite efetuar medidas do volume expirado e boas indicações sobre a capacidade respiratória. Em geral, o asmático costuma efetuar medidas com o debitômetro em casa durante vários dias e anotar os resultados. O médico analisará e poderá assim prescrever o melhor tratamento, em função do resultado.   

Outros métodos de diagnóstico podem ser, a detecção de alérgenos (por diferentes testes) ou radiografias dos pulmões e dos brônquios.
As complicações da asma são graves problemas respiratórios que podem levar em certos casos, à asfixia e, portanto à morte.
No Brasil, a asma mata cerca de 2 mil pessoas por ano, logo, trata-se de uma doença que deve ser levada a sério.
Quando consultar un médico ?
É fundamental consultar um médico se estiver com dificuldades para respirar. Em particular se o índice do debitômetro (peak flow meter) estiver abaixo de 50% do seu índice habitual (caso de urgência!). Ressaltamos que a asma é uma doença crônica e precisa de um acompanhamento médico regular.
Atenção: lista não exaustiva, para todo sintoma suspeito, queira consultar um médico.  
Os medicamentos disponíveis para o tratamento da asma dependem da gravidade da doença e todos são prescritos por médicos. Como sempre na medicina, o primeiro passo será analisar a causa desencadeadora e o segundo, será adequar um tratamento em função desta.
Existem dois grandes tipos de medicamentos para tratar a asma:
tratamento asma- os broncodilatadores  (βagonista)
- os antiinflamatórios(os corticóides inalados ou em comprimidos)
Em função da gravidade da asma (>> ver osdiferentes tipos) um dos dois medicamentos de um tipo, ou até mesmo, melhor ainda, os dois, serão introduzidos na terapia da asma. A terapia pode ser a seguinte:

-
 Para a asma leve, são utilizados broncodilatadores  de curta duração via inalatória para aliviar os sintomas e como terapia de manutenção, é feito o uso de antiinflamatórios, glicocorticóides inalatórios de dosagem leve e como alternativa, principalmente para crianças os antileucotrienos.

- Para a asma moderada, são utilizados broncodilatadores  de curta duração via inalatória para aliviar os sintomas, como terapia de manutenção é feito o uso de antiinflamatórios, glicocorticóides inalatórios de dosagem moderada com ou sem associação de um broncodilatador de longa duração; como alternativa - antileucotrienos e teofilina em doses baixas. Em casos exacerbados, pode ser utilizado corticosteróisde oral.

-
 Para a asma severa são utilizados antiinflamatórios do tipo glicocorticóides = cortisona, por via inalatória e sistêmica (em comprimido), combinados com broncodilatadores do tipo beta 2-agonista de longa duração , assim como teofilina, antileucotrienos e anticorpos monoclonais.
CUIDADOS: Os corticóides, principalmete os comprimidos, podem causar efeitos adversos graves (problemas ósseos e de metabolismo), por isso devem ser utilizados sempre na menor dose possível. Os corticóides inalatórios, quando usados de forma errada, podem causar candidíase oral (sapinho), para evitar esse problema recomendasse o uso de espaçadores.
Atenção: A asma mata e é muito importante saber bem quais medicamentos tomar e como. Converse com o seu médico ou farmacêutico em caso de dúvidas. Não tome medicamentos sem a prescrição de médico.

 Se estiver fazendo um tratamento à base decortisona em spray, para evitar o desenvolvimento de « sapinhos » (efeito secundário dos sprays à base de cortisona), lave sua boca com algum líquido e coma algo após inalar a cortisona, isso eliminará os restos de cortisona na boca e uso o espaçador.

-
 Em caso de crise de asma em uma ilha deserta ou algum lugar desconhecido (e somente se você não possuir consigo os seus tratamentos habituais), você poderá tomar um café forte. De fato, o efeito da cafeína é muito próximo ao da teofilina (molécula para tratar a asma) e pode assim, ajudar a dilatar os brônquios. 
- É muito importante utilizar um peak-flow (debitômetro) para medir e diagnosticar o seu nível de asma. Trata-se de um aparelho que mede o volume de ar expirado, e assim, em função do volume, você poderá adaptar a sua terapia. Um auxílio precioso para os asmáticos !

PREVENÇÃO :

Se você tiver filhos pequenos, não fume perto da criança (ou melhor, não fume dentro de casa). Está provado que a fumaça do cigarro favorece em 5 vezes o desenvolvimento da asma na criança!

-
 Evite qualquer contato com alérgenos que possam desencadear uma crise de asma. Nota-se um risco particular com os gatos (sobretudo se você for alérgico), pois os pêlos destes são muito alergizantes e podem provocar uma asma severa.

-
 É aconselhado a prática de esportes, de preferência esportes de resistência. O esporte por excelência é a natação, sobretudo se esta for praticada em uma atmosfera quente e úmida. Evite, por exemplo, a corrida no inverno, que pode desencadear uma asma devido ao esforço e ao frio, assim como os esportes de esforço esporádicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário