MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

sábado, 21 de julho de 2012

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS II - BRONQUITE


O que é bronquite ?A bronquite é uma irritação e inflamação dos brônquios, que se manifesta através da tosse.

A bronquite é uma hipersecreção brônquica permanente que se propaga em várias semanas ou até anos e que pode reincidir.

Distinguimos a bronquite aguda e a bronquite crônica.
1. Definição de bronquite aguda A bronquite aguda é, na maioria das vezes, provocada por uma infecção viral dos brônquios, conseqüência de uma gripe ou resfriado, no inverno, em um local com muita fumaça ou quando há poluição no ar. Uma bronquite ocorre bruscamente e dura somente alguns dias, por isso o nome bronquite aguda em oposição e não bronquite crônica.
2. Definição de bronquite crônica A bronquite crônica é na maioria das vezes provocada pelo tabagismo ou pela poluição do ar. Estes agentes químicos irritam os brônquios e o conjunto das vias respiratórias. Uma bronquite é uma hipersecreção brônquica permanente que estende por várias semanas e que pode reincidir.

CAUSAS:
Em função do tipo de bronquite (>> ver em definição), as causas são diferentes:
1. Causas da bronquite aguda
causas bronquite virus- A bronquite aguda é na maioria das vezes causada por um vírus (Mixovírus, VRS, adenovírus,...). Em raros casos, a bronquite pode ser de origem bacteriana (Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae), falamos então em superinfecção bacteriana com sérias conseqüências, tais como a pneumonia.
- Uma bronquite aguda é frequentemente a conseqüência ou a complicação de uma gripe ou resfriado.
- O tabaco (ativo e passivo) e a forte poluição do ar podem também favorecer o desenvolvimento de uma bronquite aguda.

2. Causas da bronquite crônica
- Na maioria dos casos, uma bronquite crônica é causada pelo consumo de tabaco, que irrita os brônquios e provoca uma inflamação, por isso chamamos de bronquite crônica. Observamos também que para os fumantes, falamos cada vez mais da BCPO (broncopneumopatia crônica obstrutiva) que é a contração de duas doenças do sistema respiratório que são a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, esta doença parece estar em forte crescimento na população.

- Nos atemos às causas da bronquite crônica, que pode ser ocorrer devido à poluição do ar, que vai irritar os brônquios e provocar uma inflamação, que é o caso em determinados trabalhadores que operam em estâncias ou indústrias poluentes.
- As pessoas que roncam parecem estar mais sujeitas a contrair uma bronquite crônica. Um estudo de pesquisadores sul-coreanos sobre esse assunto, surgiu no início de 2008 nos Estados Unidos.
- Outras causas como alergias, infecções repetidas também podem ser responsáveis pela bronquite crônica.

Em função do tipo de bronquite (ver em definição), os sintomas da bronquite diferem:

1. Sintomas da bronquite aguda
A bronquite aguda aparece frequentemente de maneira brusca e não dura muito tempo se não houver complicações.  

Os sintomas típicos da bronquite aguda são:

sintomas bronquite- uma tosse geralmente seca no início e depois gordurosa, acompanhada de expectorações (podem se tornar amareladas e espessas em caso de superinfecção bacteriana), o muco sendo viscoso, chamamos de baba.  
- uma ligeira febre (menos de 38°C)
- uma voz rouca
- eventuais complicações respiratórias (por exemplo, em recém-nascidos ou pessoas idosas) ou complicações bacterianas como uma pneumonia (permanece muito raro mais possível, sobretudo em pessoas idosas).
Ressaltamos que somente um médico pode efetuar o diagnóstico exato de uma bronquite nas pessoas frágeis (recém-nascidos, crianças pequenas, pessoas idosas,...) portanto, uma consulta médica é sempre necessária.

2. Sintomas da bronquite crônica
Falamos em bronquite crônica quando a tosse dura 3 meses seguidos e se estende por pelo menos dois anos (fonte:: Larousse Médica). Essa noção de duração explica o termo bronquite crônica.
Os sintomas da bronquite crônica são os seguintes:
tosse geralmente gordurosa, acompanhada de expectorações
respiração sibilante
tosse de esforço
- differentes complicações respiratórias
Nesse caso também somente um médico poderá fazer o diagnóstico exato de uma bronquite crônica. Um controle regular em especial em fumantes é fortemente recomendado. Sabemos que estes têm uma probabilidade bem mais elevada que os não-fumantes de sofrer de bronquite crônica ou BCPO (bronquite crônica acompanhada de um enfisema pulmonar).  

Em função do tipo de bronquite (ver em definição), os tratamentos são diferentes:

1. Tratamento da bronquite aguda

No início (em caso de tosse seca), é possível tratar a bronquite aguda com medicamentos antitosse como a codeína, o dextrometorfano, a noscapina, etc. Peça orientações em uma farmácia. 
Tratamento da bronquite aguda Contra as dores, o paciente pode tomar antálgicos ou antipiréticos (como oparacetamol, por exemplo).
Em seguida, para tratar uma tosse produtiva com expectorações, poderão ser utilizados fluidificantes ou expectorantes para respectivamente fluidificar e expelir o muco. Alguns especialistas estimam que a prescrição de expectorantes não tem fudamentação científicoano tratamento da bronquite aguda.
Fluidificantes (que diminuem a viscosidade do muco ou mucolíticos) 
- à base de acetilcisteína, sob forma de comprimidos, comprimidos efervescentes, sachês,....:
- à base de carbocisteína, sob forma de xarope contra a tosse:
Expectorantes 
- Expectorantes salinos (ammonii chloridium,...) ou à base de extratos de plantas (guaifenesina por exemplo, ou à base de ipéca
Em caso de superinfecção bacteriana, o médico irá prescrever antibióticos.
Tratamento da bronquite aguda

2. Tratamento da bronquite crônica

A primeira medida a ser tomada em caso de bronquite crônica é buscar a causa que provoca esta afecção e eliminá-la. Na maior parte do tempo se trata da fumaça do tabaco, portanto será necessário tentar parar de fumar antes que seja tarde.  Se a causa for alguns agentes químicos ou poluentes, também será necessário parar ou limitar essas fontes desencadeadoras da bronquite crônica.  
Após tentar curar a causa e se a bronquite crônica persistir, o médico dispõe de diversos tratamentos medicamentosos como fluidificantes, broncodilatadores, antibióticos (em caso de infecção bacteriana)... Em casos graves, o médico poderá também prescrever oxigênio.  .

1. Plantas para tosse

As plantas abaixo demonstraram eficiência no combate contra a tosse, a maioria delas exerce um efeito expectorante ou desinfetante (tomilho, plantago lanceolata, pinho).
Guaco
remedio caseiro para tosseVerbasco, planta que age de forma expectorante, principalmente quando utilizada em chás.

Pinho, planta que age de forma expectorante, principalmente quando utilizada em chás. (muito eficaz)
Eucalipto, planta eficaz quando utilizada em chás, gotas, xarope ou óleos (muito eficaz).
Erva-doce (funcho), planta de ação expectorante, utilizada em chás.
Raiz de altéia, planta de ação expectorante, utilizada em chás.
Hera-terrestre, planta expectorante à venda sob forma de remédio pronto (nunca faça o seu próprio remédio à base de hera!)
Malva, planta medicinal utilizada para tosse seca ou dor de garganta. Disponível em xaropes, balas ou chás.
Cetraria islândica, planta utilizada para a tosse seca e dores de garganta, utilizada em chás ou balas.
- Tanchagem, planta de ação desinfetante e expectorante, eficaz contra tosse e outras infecções na boca e garganta, utilizada em chás e xarope contra a tosse.
Pulmonária, planta de ação expectorante e emoliente, eficaz contra a tosse, utilizada em chás. (uma das mais eficazes).
Alcaçuz, planta de ação expectorante, utilizada em chás, balas ou xarope.
Tomilho, planta de forte ação desinfetante, utilizada em chás, xaropes contra a tosse ou óleos. (muito eficaz)


2. Remédio caseiro para tosse

Aqui estão dois remédios caseiros par tosse muito eficazes para tratar da tosse. São dois xaropes :

xarope de broto de pinheiro  (muito eficaz)


Fazer inalações: pode ser com óleos essenciais à base de plantas como o tomilho, o eucalipto ou camomila, com água bem quente ou fervendo.

dicas tosseBeber chás à base de plantas medicinais, por exemplo, chá de tomilho com açúcar e, sobretudo, com mel.
Aplicar pomadas a base de óleos essenciaissobre a pele, friccionando, como, por exemplo, à base de menthol ou cânfora
Atençã nunca aplique as pomadas contendo cânfora ou menthol em crianças com menos de 30 meses, nesse caso utilize fórmulas especiais para bebês.

- Chupe pastilhas contra a tosse (a base de mel ou mistura de plantas a base de pinho, malva ou Cetraria islândica). Conforme estudos recentes seria o efeito do açúcar em si (ou da pastilha) que favorece a salivação e permite assim, melhor tratar da tosse do que as próprias plantas.

Faça ou compre xaropes contra a tosse, como por exemplo, o xarope de sabugueiro.

Nos casos de revés, sobretudo em casos de acessos de tosses noturnos, levante a cabeça.

Diminua, ou melhor, pare de fumar. O tabagismo favorece a tosse, principalmente a famosa tosse do fumante. 
FONTES





Um comentário:

  1. COMO FUI CURADO DA DOENÇA DE ALZIEMEIR

    Fui diagnosticado com (Doença de Alziemeir) nos últimos 2 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo a doença de Alziemeir, ela me deixou e eu tentei de tudo para que ela ficasse, mas ela Me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse: Grande curador, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio fitoterápico. Em seguida, ele me enviou seu endereço de e-mail para contatá-lo- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E eu rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que meu problema será resolvido em semanas, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque eu precisava muito de ajuda por todos os meios, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E surpreendentemente depois de duas semanas, Ele me mandou uma mensagem, dizendo que eu deveria me apressar para fazer um check-up no hospital, o que eu realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (Alziemeir Negativo) com o coração cheio de alegria, porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, Este é um milagre, o dr imoloa também usa seu poderoso fitoterápico para curar as seguintes doenças: lúpus, úlcera bucal, câncer de boca, dores no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia , HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, Insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor crônica, Doença de Crohn, Fibrose cística, Fibromialgia, Doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão grave, Melanoma maligno , Mania, Melorreostose, Doença de Menière, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Distúrbios de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, Torção nas costas ain, Transtorno Bipolar, Tumor cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, transtorno mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, asma, Artrite Inflamatória Autoimune Mediada. Doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. contacte-o através do e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E também no whatssap- +2347081986098. / Site- http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com

    ResponderExcluir