MEGA SAÚDE MANTENA_MG

MEGA SAÚDE MANTENA_MG

sábado, 21 de julho de 2012

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS V - PNEUMONIA


pneumonia é uma doença infecciosa viral ou bacterianaque afeta os pulmões. É uma doença séria que pode afetar pessoas de qualquer idade. Potencialmente mortal se for mal cuidada ou se afetar pessoas mais frágeis, como: crianças muito pequenas, idosos, diabéticos, pessoas com doenças pulmonares crônicas ou com doença cardíaca congestiva.
O número de casos de pneumonia é maior durante o inverno, ocorre com mais freqüência em fumantes e homens.
A pneumonia é uma das principais causas de morte infantil, estima-se que no mundo ocorram cerca de 156 milhões de casos de pneumonia em criança menores de 5 anos e que aproximadamente 1,6 milhões de crianças morram todos os anos devido a pneumonia(OMS).
Os principais sintomas são: tosse (geralmente com muco), respiração rápida, febre, dor no peito e fadiga. 
diagnóstico é feito basicamente através de exames clínicos, análise dos sintomas e raios-X do tórax. Outros exames complementares podem ser necessários.
tratamento irá depender da causa da pneumonia. Se for causado por bactéria o tratamento é à base de antibacterianos, neste caso é muito importante seguir o tratamento até o final, mesmo que você já se sinta melhor. Se for causado por vírus, tratam-se somente os sintomas como a febre e dor usado paracetamol, ibuprofeno, dipirona, entre outros.
Existem maneiras de prevenir a pneumonia: Lave sempre às mãos, cubra o nariz e a boca ao espirar, evite contato com pessoas infectadas, pare de fumar. Além disso, existem vacinas contra pneumococos e influenza, dois grande causadores de pneumonia. Geralmente apenas pessoas com risco de complicações tomam as vacinas.

A pneumonia é uma doença infecciosa dos pulmões causada geralmente por bactérias, mas também pode ser causada por vírus, e por vezes por fungos.
Em caso de pneumonia, os alvéolos se enchem de pus e líquido, tornando a respiração dolorosa e limitando a absorção de oxigênio. Lembre-se que os alvéolos é o lugar que ocorre as trocas gasosas (oxigênio, gás carbônico).
Esta doença se desenvolve principalmente nas pessoas idosas ou muito jovens. Ocorre com maior freqüência em homens, fumantes e durante o inverno. A pneumonia pode ser perigosa para os pacientes frágeis e para esses, um tratamento em um meio hospitalar é na maioria das vezes necessário. Em uma pessoa normal, uma pneumonia pode ser tratada em casa e ela dura em geral de duas a três semanas.
A contaminação da pneumonia pode ocorrer em diversos lugares públicos, como escolas, hospitais ou no local de trabalho, entre outros. A pneumonia é transmitida através do contato com secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Como sempre, para as doenças infecciosas, medidas de prevenção como lavar bem as mãos ou colocar a mão na boca antes de espirrar ou tossir é bastante recomendável.  
A pneumonia é uma das principais causas de morte infantil, estima-se que no mundo ocorram cerca de 156 milhões de casos de pneumonia em criança menores de 5 anos e que aproximadamente 1,6 milhões de crianças morram todos os anos devido a pneumonia (OMS), mais do que a AIDS, malária e sarampo juntas.
Estas mortes são registradas, principalmente nos países em desenvolvimento. Os maiores números de mortes por pneumonia estão listados na Índia, depois na Nigéria, República Democrática do Congo (RDC), no Paquistão e no Afeganistão.


A pneumonia é pode ser causada por inúmeros microorganismos, dentre eles os mais freqüentes são as bactérias e posteriormente os vírus, raramente os fungos.
Diferentes bactérias como as pneumocócicas (Streptococcus pneumoniae), a Legionella, a bactéria Pneumocystis carinii,.etc. Podem provocar uma pneumonia. Destacamos também, inúmeros vírus que podem provocar uma pneumonia, como a influenza.
Todavia, notamos que determinados fatores podem agravar e favorecer o desenvolvimento de uma pneumonia, pois a entrada de agentes nos pulmões é facilitada. É o caso se você sofrer de:

de uma gripe

- de um resfriado

de uma bronquite

- de sarampo
de asma
- de uma doença cardíaca
de um câncer
de diabetes
Além disso, estima-se que no inverno o número de casos de pneumonia aumente 30%.

Transmissão da Pneumonia

A pneumonia geralmente é transmitida através do ar que respiramos e através do contato com pessoas doentes, por exemplo, no hospital.
Sabe-se que, os casos de transmissão de pneumonia no hospital geralmente são mais agressivos e resistentes ao tratamento com antibióticos.
Algumas pessoas estão particularmente expostas ao risco de desenvolver uma pneumonia e, sobretudo, de apresentar complicações problemáticas, são elas:
- Idosos
- Crianças pequenas
- Pessoas com um sistema imunológico frágil (AIDS, transplante de órgãos, quimioterapia, uso crônico de corticóide...)
- Pessoas subnutridas por problemas de saúde ou falta de alimento
- Fumantes
- Pessoas com doenças pulmonares (asma, enfisema, fibrose cística...)
- Pessoas com diabetes ou doenças cardíacas
- Pessoas com dificuldade de tossir (pessoas que sofreram derrames, fazem uso de drogas sedativas ou álcool, com mobilidade limitada)

Os sintomas de uma pneumonia podem ser os seguintes:
-  Uma tosse (produtiva) importante. Esta tosse é quase sempre associada a um muco verde, marrom ou cor de sangue que sai dos pulmões (a sensação é de que isso vem do “fundo” dos brônquios).
pneumonia sintomas- Uma febre alta (39-40°C)
- Uma respiração rápida e difícil
Fadiga
Dores no peito (que aumenta quando se inspira profundamente)
Distúrbios gastro-intestinais: diarréia, náuseas, vômitos, etc.
Uma confusão ou delírio (sobretudo nas pessoas de idade)
- Calafrios
Observação sobre os sintomas Em caso de pneumonia bacteriana, os sintomas aparecem muito rapidamente, no entanto em caso de pneumonia viral, os sintomas demoram mais tempo para se manifestar. Esta é a principal diferença sintomática entre uma pneumonia bacteriana e uma pneumonia viral. 
Os sintomas da pneumonia podem variar em função da gravidade da doença, mas também em função da causa da pneumonia (bactérias, vírus e fungos).

Quando consultar um médico?

- se houver piora da tosse

- quando sentir dificuldade de respirar enquanto realiza atividades rotineiras ou estiver descansando
- tiver febre igual ou a cima de 38,8 Cº
- subitamente piorar após ter acabado de melhorar de uma gripe ou resfriado
O diagnóstico da pneumonia, efetuado sempre por um médico, constitui em um exame clínico dos sintomas, histórico do paciente e radiografia (raio x) dos pulmões.
Exames adicionais podem ser necessários dependendo da gravidade da doença ou em caso de risco de complicações. Dentre os exames adicionais temos:
- Teste do escarro, usado para identificar a bactéria causadora, auxiliando na escolha do antibiótico mais adequado.
- Exames sangüíneos, como contagem de células, cultura...
- Exames de urina, usada para diagnosticar pneumonias causadas por Streptococcus pneumoniae e Legionella pneumophila.
- Dosagem da concentração sanguínea de oxigeno
- Broncoscopia
Com as informações colhidas, o médico poderá ter uma boa noção da gravidade da pneumonia e buscará o melhor tratamento para o paciente

As complicações da pneumonia podem ser inúmeras e em certos casos ela pode levar à morte. Portanto é importante não fazer pouco caso da doença e levá-la muito a sério, principalmente se ela afetar pessoas frágeis (crianças pequenas, pessoas idosas, aidéticos, etc.).
Aqui estão algumas complicações da pneumonia:
septicemia (infecção do sangue)
- abscesso do pulmão
- líquido entre o pulmão e o peito (derrame pleural)
- infecções do coração e dos tecidos que o cercam
O tratamento da pneumonia visa tratar a infecção e evitar complicações.
Distinguimos os tratamentos da pneumonia bacteriana dos da pneumonia viral:

1. Tratamento de pneumonia bacteriana

Tratamento de pneumoniaUma antibioterapia será necessária. Em função da bactéria responsável pela pneumonia, o médico dispõe de diferentes classes de antibióticos, como a penicilina ou seus derivados (amoxicilina), macrolídios, cefalosporinas de 3ª geração …
O tratamento difere em função da gravidade e da pessoa afetada (ver grupos de risco), nos casos graves, o tratamento constituirá, no inicio, de uma antibioterapia por injeção e depois de um tratamento oral. Nos casos menos problemáticos será utilizada diretamente uma antibioterapia por via oral.
É muito importante que tome todos os medicamentos até o final do tratamento, mesmo se estiver se sentindo bem.
Após 3 ou 5 dias de terapia, os sintomas (assim como a febre alta) deverão ter desaparecido, se isso não ocorrer, contate novamente o seu médico. É normal sentir-se cansado ou ter tosse durante um mês após o tratamento.

2.Tratamento de pneumonia viral

Nenhum tratamento causal está disponível (visto que os antibióticos não têm efeito contra os vírus). Neste caso, será necessário tratar os sintomas, beber bastante líquido para diluir o vírus e permanecer na cama. O seu médico decidirá que tratamentos utilizar, como por exemplo, o paracetamol, ibuprofeno, dipirona para baixar a febre.


Vacinação contra a pneumonia – Vacinas pneumonia

Existem vacinas contra certas bactérias que causam pneumonia como:
- Vacina contra Hib (Haemophilus influenzae b), uma das principais causadoras da pneumonia.
- Vacina contra o pneumococo. Leia nossa página completa sobre vacinação.
Sendo a pneumonia uma doença potencialmente grave (>> ver emcomplicações), é desaconselhado tratar esta doença exclusivamente através de fitoterapia (sobretudo se for uma pneumonia bacteriana, nesse caso será necessário o uso de antibióticos). No entanto, determinadas plantas medicinais podem auxiliar e complementar o tratamento,  principalmente em caso de tosse


Aqui estão algumas plantas com ação expectorante que podem ser  interessantes: 
- Verbasco, planta com ação expectorante, pode ser encontrada à venda principalmente em forma de infusão.

Broto de pinheiro, uma planta com ação expectorante, que pode ser encontrada à venda em forma de xarope ou pastilhas.
fitoterapia pneumonia- Eucalipto, uma planta que pode ser encontrada à venda principalmente em forma de infusão, gotas, xarope ou óleo essencial.
Hera, uma planta com ação expectorante, à venda em forma de medicamentos prontos para o uso (não tente fazer você mesmo um remédio com esta planta!)
- Pulmonária, uma planta com ação expectorante e emoliente, útil em caso de tosse, pode ser encontrada à venda principalmente em forma de infusão.  
- Tomilho, uma planta com forte ação desinfetante, pode ser encontrada à venda principalmente em forma de infusão, xarope contra a tosse ou óleo essencial.

Como para todas as doenças infecciosas, o descanso é fortemente aconselhado. De fato, o corpo precisa de muita energia para combater os agentes infecciosos, sendo assim, o repouso é uma excelente terapia para deixar o corpo “trabalhar”.  
- Beba bastante líquido, pois isso também exerce um efeito bastante favorável, principalmente se a pneumonia for viral, pois o ato de beber líquido oferece uma importante diluição do vírus e favorece a sua eliminação.
- Evite fumar (>> parar de fumar)

 Aconselha-se lavar bem as mãos em caso de períodos de contágio de pneumonia, trata-se certamente do melhor meio de prevenção. Utilize se possível, sabonetes desinfetantes, isso é particularmente recomendado em locais fechados como hospitais, escolas ou quartéis militares.
Parar de fumar é um meio de prevenir a pneumonia.
- O controle de infecções nas comunidades e hospitais é o principal meio de prevenção, por ser transmitida através de gotículas de saliva durante a respiração, pessoas infectadas devem evitar contato. A boca e  nariz devem ser cobertos ao espirar ou tossir.
Para prevenir a pneumonia bacteriana existem algumas vacinas. Em geral, são recomendadas para pessoas hospitalizadas (converse com seu médico).
Para as pessoas de risco (com mais de 65 anos, etc) também é aconselhável se vacinarem contra a gripe, uma vez que, com o sistema imunológico frágil, a pneumonia pode ser uma consequência da gripe sazonal.

Prevenção de pneumonia na infância

- Amamente no peito (leite materno) até pelo menos seis meses de vida
- Evite expor a criança à poluição atmosférica, portanto evite lugares com muito transito.
- Não fume perto de crianças
- Vacine seu bebê contra pneumococos e influenza

FONTE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário